Política

Caiado busca apoio do governo federal para combate à dengue e chikungunya

O governador Ronaldo Caiado (união Brasil) disse que o ministro dde Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se prontificou a publicar um decreto que reconhece Goiás como estado de emergência por dengue e chikungunya. O encontro ocorreu durante agenda em Brasília nesta terça-feira (6/5). O chefe do Executivo goiano busca apoio da União para o enfrentamento da doença no Estado. “Hoje, nós clamamos por uma decisão mais rápida do Governo Federal, como o decreto e o reconhecimento do ponto de vista viral, ou seja, da coincidência de dengue e chikungunya no estado”, disse Caiado.

O governo de Goiás declarou situação de emergência em saúde pública, em decreto publicado na noite de sexta-feira (3/2), depois que o Estado atingiu, por quatro semanas epidemiológicas consecutivas, a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue acima do limite definido no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses. O decreto autoriza medidas necessárias para evitar internações, casos graves e mortes. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste ano já foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes, o que representa um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, afirmou que o Governo de Goiás já desenvolve uma série de ações, como a abertura da Sala de Situação das Arboviroses e do Gabinete de Combate à Dengue, com o objetivo de monitorar a situação epidemiológica e apoiar os municípios nas iniciativas de combate ao mosquito. “O governador Ronaldo Caiado tem conclamado todos nossos esforços, com a participação dos municípios e da população nessa guerra pela vida, na qual todos temos responsabilidade”, diz Rasível, acrescentando que 56 municípios goianos estão em fase de emergência.
Botão Voltar ao topo