Cidades

Biólogos foram homenageados durante solenidade nesta quarta-feira, 9, na Assembleia Legislativa de Goiás

A sessão solene desta quarta-feira, 9, foi em homenagem aos 45 anos de regulamentação da profissão de biólogo (Lei Federal 6.684, de 1979). A solenidade, de iniciativa da deputada Rosângela Rezende (Agir), ocorreu no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis.

Além da parlamentar, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás, compuseram a mesa diretiva: o reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Christiano Peres Coelho, e membros do Conselho Regional de Biologia da 4ª região: Diego Guimarães Florêncio Pujoni, Cristina Luiza Dália Pereira Paragó Musmanno, Sara Romana Dias Dionizio e Thaís Guimarães de Castro.

Ao discursar, a deputada Rosângela Rezende (Agir) enfatizou a importância de valorizar os biólogos e a necessidade de preservar o meio ambiente. A parlamentar destacou em seu discurso que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e, nos últimos meses, têm acompanhado de perto as pautas relacionadas ao meio ambiente.

“À medida que nos aproximamos do final deste ano, posso ver que o assunto que nos acompanhou, durante toda essa caminhada de 2024, foi o meio ambiente, na questão dos lixões, das grandes enchentes, das queimadas, da proteção aos animais e da preocupação com a vegetação do Cerrado, aliada à nossa produtividade. E uma peça importantíssima nesses debates é a figura do biólogo, que presta serviços não só em relação à preservação do meio ambiente, mas, também, na pesquisa e desenvolvimento de técnicas sustentáveis para o desenvolvimento do Estado”, disse a parlamentar.

A legisladora lembrou que os Conselhos Federal e Regional de Biologia são responsáveis por proteger a idoneidade e a integridade da profissão. “Temos profissionais qualificados, que têm participação fundamental no futuro mais verde que queremos para Goiás e para o Brasil. Nestes 45 anos de regulamentação da profissão de biólogo, são inúmeras as contribuições da classe para o País e, por isso, escolhemos vocês, profissionais sérios, competentes e comprometidos com a proteção do meio ambiente, para receber esta homenagem. Eu admiro muito os biólogos e reconheço a importância desses profissionais não só no meio ambiente, mas também em outras áreas, como na saúde e educação”, afirmou.

Áreas de atuação

Os biólogos destacaram a vasta área de atuação. O reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Christiano Peres Coelho, disse que sua mãe era bióloga e que ela é um dos seus exemplos. “Aprendi a admirar essa profissão ainda criança, ao acompanhar a trajetória da minha mãe, e foi essa profissão que eu escolhi. Estou muito feliz com essa homenagem e agradeço à deputada Rosângela por proporcionar esse dia”, destacou.

Christiano enfatizou que atualmente Goiás conta com três universidades federais que têm o curso de Biologia. “São elas: a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ), onde sou reitor. Como a deputada Rosângela disse, os biólogos têm várias habilidades. Nós podemos trabalhar em 205 campos de atuação. A nossa profissão nos possibilita olhares diferenciados e devemos, sim, atuar em vários campos da sociedade”, frisou.

Ao fazer uso da palavra, o secretário do Conselho Regional de Biologia 4ª Região, Diego Guimarães Florêncio Pujoni, comentou que a regulamentação da profissão foi um grande marco. “As 205 áreas de atuação buscam a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. É uma profissão essencial para a permanência da vida humana”, pontuou.

A subdelegada do Conselho Regional de Biologia da 4ª região, Thais Guimarães de Castro, falou em nome dos homenageados e afirmou que estava alegre por participar da sessão. “É com imensa alegria que participo da solenidade dedicada à profissão que cuida da saúde, da biotecnologia e produção, do meio ambiente, entendendo que celebramos hoje importantes marcos da profissão”, disse.

Ela lembrou que, até o fim da década de 70, a profissão ainda não contava com uma regulamentação. “Somente há 45 anos, surgiram as leis que regulamentaram essa profissão e, passados esses anos, a profissão se concretizou e ganhou ampliação na defesa da ciência e da proteção ambiental. “Parabenizo todos os colegas que se dedicam à biologia e agradeço a deputada Rosângela Rezende por essa homenagem”, finalizou.

Após os discursos, todos os biólogos receberam das mãos da deputada o Certificado de Mérito Legislativo.

Por: Agência Assembleia de Notícias
Botão Voltar ao topo