Cidades

Alunos de Goiânia fazem avaliação que analisa educação básica no país

Estudantes do 5° e 9° anos do ensino fundamental da Prefeitura de Goiânia participam, a partir desta terça-feira (7/11), das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Avaliação, elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será realizada até o próximo dia 17.
A Prova do Saeb permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e verificar as aprendizagens dos estudantes das redes públicas e particulares de todo país. “Por meio do resultado, é possível oferecer subsídios para elaboração, aprimoramento e monitoramento das políticas educacionais da nossa cidade”, explica o prefeito Rogério Cruz.
São avaliados conhecimentos de língua portuguesa e matemática. Os estudantes do 5° ano respondem a 22 questões de cada componente curricular. Já os estudantes do 9° ano respondem 26 questões de cada componente. Os estudantes têm 2h30 para responder as questões de prova e o cartão da prova.
De acordo com o secretário de Educação de Goiânia, Rodrigo Caldas, é um momento oportuno dos estudantes demonstrarem os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo. ‍”É importante que todos estejam presentes no dia da prova e participem com interesse e compromisso”, ressalta o secretário.
Superintendente pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME), Marcelo Oliveira salienta que os estudantes estão preparados para as avaliações. “O trabalho pedagógico ofertado pelas escolas foi muito efetivo, focado nas apropriações dos conhecimentos previstos no currículo de Goiás que está alinhado ao do Saeb”, afirma.
Avanço no Ideb de Goiânia
O desempenho dos estudantes, por meio das provas do Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Segundo dados de 2021, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e Inep, Goiânia saltou de 9° para o 4º melhor Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental entre as capitais brasileiras, com nota 5,9. Nos anos finais, o município teve 8º melhor índice entre capitais (5,1).

 

Botão Voltar ao topo