Política

Alego Ativa beneficia população de Piracanjuba, neste sábado, 27

O programa itinerante da Assembleia Legislativa disponibilizará, de forma gratuita e simplificada, serviços nas áreas jurídica, como emissão de documentos, e de saúde, com atendimentos médicos em diversas especialidades. Cursos de qualificação, capacitação e oficinas profissionalizantes também serão ofertadas. O evento terá início às 8 horas, na Praça Wilson Eloy Pimenta, em frente à Prefeitura da cidade. São mais de 110 frentes de serviços, oferecidas pelo Parlamento, em parceria com mais de 40 entidades públicas e privadas.
O município de Piracanjuba, situado na mesorregião do Sul goiano, a 90 km da Capital, recebe, neste sábado, 27, a 17ª edição do programa itinerante Alego Ativa, realizado pelo Legislativo goiano. A partir das 8 horas, a comunidade poderá contar com diversos atendimentos gratuitos, especialmente os voltados às áreas jurídica e de saúde, em evento estruturado na Praça Wilson Eloy Pimenta, em frente à Prefeitura da cidade.

Dentre as mais de 110 frentes de serviço, oferecidas à população por meio de mais de 40 instituições públicas e privadas parceiras, são destaque no programa a emissão de documentos, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF, além dos atendimentos médicos em diversas especialidades. Outro diferencial dessa edição diz respeito aos cursos de qualificação, capacitação e oficinas profissionalizantes, que contam com novidades.

De acordo com o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Gustavo Sintra, departamento responsável pela realização do programa, o evento em Piracanjuba contará com workshop voltada à produção de chocolates, oficina de currículos e oficina de eletricidade residencial, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). E, ainda: oficina de decoração de balões e os tradicionais cursos já ministrados nas edições anteriores, voltados para atendimento, vendas, administrativo e marketing digital.

Expectativa

Realizado desde o ano de 2019 por iniciativa da Mesa Diretora da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), o Alego Ativa tem como intuito atender às demandas imediatas da comunidade local e ampliar a presença do Parlamento goiano na sociedade. A perspectiva é para que, mais uma vez, a população se sinta assistida e acolhida pelo Poder Legislativo, por meio dos atendimentos.

“Estamos otimistas e com grandes expectativas para mais um Alego Ativa. Essa deve ser a última edição antes do período eleitoral e, assim como nas outras edições, não tenho dúvida de que também teremos bons resultados, e que alçaremos, de forma muito positiva, as principais necessidades da população piracanjubense, especialmente de quem mais precisa. Afinal, o foco do nosso projeto é justamente esse: ir ao encontro dos anseios dos goianos”, frisa Lissauer.

Liderança local e representante da cidade no Legislativo goiano, o deputado Amauri Ribeiro (UB) destacou a satisfação com a realização do evento. “O Alego Ativa em Piracanjuba é uma vontade minha de muito tempo. Quando eu era prefeito do município já idealizava esse tipo de ação que, agora, como deputado, eu consigo levar aos piracanjubenses, junto aos demais parlamentares e com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Piracanjuba. Esse conjunto de ações sociais é muito importante para os municípios goianos”, salienta.

Por se tratar de um período eleitoral, a atual edição do Alego Ativa ocorrerá sem a tradicional audiência pública com lideranças políticas da cidade e região. Nas reuniões, são apresentadas as demandas locais aos representantes do Poder Legislativo estadual. A prática, no entanto, está suspensa até o mês de outubro, para que não haja interferência política com o programa que busca levar benefícios à sociedade.

“Teremos todos os cuidados com as regras para não ferir nenhuma legislação eleitoral, mas garantir, assim como nas demais edições, o atendimento e a entrega dos serviços à população”, frisa o idealizador e assessor do programa, o diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio), Simeyzon Silveira.

Demais Serviços

Além dos serviços citados, o Alego Ativa em Piracanjuba contará com coleta de sangue para doação, atendimentos ao produtor rural, corte de cabelo, apresentações culturais, recreação para crianças, consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), negociação de débitos e atendimentos do Vapt Vupt, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado, carreta de panificação, dentre outros.

Na área de saúde, a população pode contar com atendimentos de dentista, dermatologista, nutricionista, profilaxia da dengue, acupuntura e auriculoterapia, além da realização de consultas oftalmológicas.

Parceiros

Dentre os parceiros do Alego Ativa, estão o Procon Goiás, a Associação Goiana dos Municípios (AGM), Enel, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Sesc Visão, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) e outros.

Edições Anteriores

O programa Alego Ativa já contemplou, desde o seu início, os municípios de Acreúna (1ª edição – 31/5/2019); São Simão (2ª edição – 29/6/2019); Luziânia (3ª edição – 31/8/2019); Alvorada do Norte (4ª edição – 28/9/2019); Catalão (5ª edição – 19/10/2019); Anápolis (6ª edição – 30/11/2019); Niquelândia (7ª edição – 14/12/2019); Itapuranga (8ª edição – 29/2/2020); Goianira (9ª edição – 25/9/2021); Morrinhos (10ª edição – 23/10/2021); Jataí (11ª edição – 27/11/2021); Hidrolândia (12ª edição – 18/12/2021); Goianésia (13ª edição – 26/3/2022); Novo Gama (14ª edição – 9/4/2022); Rio Verde (15ª edição – 28/05/2022); e Itapaci (16ª edição – 25/06/2022).

Agência Assembleia de Notícias
Botão Voltar ao topo