Entretenimento

Aeroporto de Goiânia planta 750 mudas nativas do Cerrado

Por iniciativa voluntária da CCR Aeroportos, empresa administradora do terminal, ação busca auxiliar na recomposição florestal da área de nascente que foi afetada por um incêndio no ano passado

 Um total de 750 mudas de espécies nativas do Cerrado foram plantadas no Aeroporto de Goiânia em uma área de nascente de 0,57 hectares, denominada de Mina d’Água. A CCR Aeroportos, empresa que opera o Aeroporto, realizou a ação buscando contribuir para o enriquecimento ecológico e acelerar a recomposição florestal do ambiente, especialmente após um incêndio que atingiu o local em agosto de 2023, durante o período de seca intensa.

Entre as 25 espécies escolhidas, encontram-se Taiúva (Maclura tinctoria), Dedaleiro (Lafoensia pacari), Embaúba (Cecropia pachystachya), Ingá-cipó (Inga ingoides), Monjoleiro (Senegalia polyphylla), Paineira (Ceiba speciosa) e Peito-de-pombo (Tapirira guianensis). Normalmente, a seleção das espécies para plantio em aeroportos segue a prerrogativa de não ser um atrativo para a fauna a fim de evitar que animais circulem no local e se envolvam em colisões com as aeronaves em operação. No entanto, neste caso específico, a Mina d’Água está localizada a uma distância considerável e segura da pista de pouso e decolagem e isolada da ação humana.

Alinhada com um dos princípios do Grupo CCR, que é o cuidado com a natureza, a iniciativa traz benefícios ambientais como a proteção dos recursos hídricos, o controle de erosão, a manutenção da biodiversidade local e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. “Isso porque, além de favorecer a infiltração da água no solo e contribuir para o processo de filtragem natural da água, a preservação desta nascente contribuirá para a manutenção dos córregos e rios que ela alimenta. Uma nascente é o afloramento de um lençol freático e dará origem a uma fonte de água. Ela é o início de um ciclo hidrológico e de fundamental importância para que todos os outros aconteçam”, explica a Coordenadora de Sustentabilidade da CCR Aeroportos, Rosemeire Morais.

Sobre a CCR Aeroportos

 

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.

 

www.ccraeroportos.com.br | @ccraeroportos 

Por: Wanja Borges

Botão Voltar ao topo