Cidades

Ação na região sul de Goiânia chama atenção para prevenção ao câncer de mama

Abrindo as comemorações aos 90 anos de Goiânia, o trajeto entre as praças Tamandaré e do Sol, no setor Oeste, foi palco de uma ação de coscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. A iniciativa, realizada pela Prefeitura na manhã deste domingo (1º/10), reuniu centenas de pessoas e contou com a parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que disponibilizou serviços de saúde à população.

Batizado de “Goiânia Sempre Rosa – Guardando Você do Câncer de Mama”, o evento, durante o qual foram realizados atendimentos voltados para alimentação saudável, amamentação, prática de atividade física, além de aferição de pressão arterial e glicemia e auriculoterapia, contou ainda com atrações culturais

“Iniciamos o programa em 2021 e zeramos filas de espera para exame de mamografia e biópsia, preparando profissionais de saúde para o atendimento e acolhimento correto. Hoje, Goiânia é exemplo em combate ao câncer de mama”, afirmou o prefeito Rogério Cruz, embaixo do túnel com 1.520 guarda-chuvas rosa que foi montado na Praça Tamandaré e que ficará no local até o final do mês,

O projeto Goiânia Sempre Rosa foi idealizado pela primeira-dama Thelma Cruz e a médica mastologista Rosemar Macedo. “Começamos as comemorações dos 90 anos de Goiânia com uma ação importante, para incentivar as mulheres a realizarem o autocuidado e prevenirem o câncer de mama. O nosso programa vai além do mês do Outubro Rosa, nosso trabalho de combate deve ser o ano todo. Essa é mais uma evidência de que a gestão do prefeito Rogério é parceiro das ações de saúde da população”, afirmou a primeira-dama.

Conquistas na prevenção
Thelma lembra que por meio do Goiânia Sempre Rosa ffoi possível zerar a fila de espera para o exame de mamografia e a biópsia com agulha. Desde o início do projeto, o município já realizou 64.804 mamografias, sendo 60.167 de rastreamento e 4.639 para diagnóstico; além de 1.359 biópsias por agulha.

Um total de 74 médicos; 78 enfermeiros e 820 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram capacitados. O Goiânia Sempre Rosa também ampliou de dois para cinco os locais de realização dos exames.

Botão Voltar ao topo