Abcic anuncia os vencedores do 13º Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto
A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) anunciou os vencedores do 13º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto. A solenidade de premiação reuniu empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais
Nesta edição, a Praça Lindenberg, situada em São Paulo (SP), recebeu o Destaque do Júri, que é concedido pelo Comitê do Júri para obras excepcionais por sua magnitude ou complexidade, que se sobressai independente de sua categoria.
Os edifícios do empreendimento Praça Lindenberg foram concebidos para se tornar ícones atemporais, celebrando os 70 anos da Lindenberg. Os edifícios com 31 pavimentos e uma praça com aproximadamente 1000 m² estão localizados no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. A PSA arquitetura – Pablo Slemenson – assina as fachadas de tijolos à vista e repletas de volumes e detalhes em diferentes planos o que por si já constituem um desafio à parte. A Stamp Pré-Fabricados Arquitetônicos foi responsável pelo desenvolvimento do projeto, produção e montagem dos elementos das fachadas e forneceu subsídios para a integração com o projeto de estrutura e com as disciplinas complementares. O atendimento ao prazo, a necessidade de se manter fiel ao conceito arquitetônico e demanda para entrega de sistemas com alto nível de confiabilidade constituíram fatores que selaram os pré-moldados em concreto como sendo o processo construtivo escolhido para a execução das fachadas. O projeto estrutural das fachadas é de autoria do engenheiro Fabricio da Cruz Tomo.
Na categoria Edificações, a obra vencedora foi o Arquipeo, que também recebeu o prêmio na categoria Votação Popular. A obra que reflete a inovação e a sustentabilidade em sua essência. Projetado pelo renomado arquiteto Gustavo Utrabo, do Estúdio Gustavo Utrabo, o edifício é uma resposta às crescentes demandas do trabalho híbrido, promovendo um ambiente propício à criatividade e colaboração entre agências, clientes e parceiros. Sua estrutura foi projetada com uma modulação inovadora de 11,25 por 11,25 metros, permitindo uma economia de espaço e material, além de atender às especificações técnicas de forma eficiente. As estruturas foram fornecidas pela Cassol Pré-Fabricados. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Carlos Eduardo Emrich Melo, da Carlos Melo & Associados.
Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para Duplicação da PR-092 (Rodovia dos Minérios), uma via crucial que conecta as cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, no estado do Paraná. Para a implementação deste projeto de grande envergadura, foram necessários a fabricação e fornecimento de longarinas, pré-lajes e pingadeiras, componentes fundamentais para a construção de cinco pontes e quatro viadutos. A complexidade da obra exigiu o desenvolvimento de um projeto de pós-tensão, acompanhado por um estudo detalhado de viabilidade para o transporte das peças, considerando que 83% das longarinas possuíam um comprimento mínimo de 38,7 metros. O projeto estrutural é do engenheiro Jacídio Albino Salgado, da Engenharia e Geologia. A Cassol Pré-Fabricados forneceu as estruturas pré-fabricadas de concreto.
Já na categoria Pequenas Obras, a vencedora foi a Casa E-CO ArcelorMittal, apresentada durante a Feicon, em São Paulo. A casa de 92 m² construída no estande da empresa ressaltou que a solução construtiva é sustentável, eficiente e tecnológica. A casa E-co foi concebida pela arquitetura para ser edificada com oito módulos, formados pela união de painéis pré-fabricados de concreto unidos entre si e formando em síntese elementos 3D com formato em C. Parte das instalações elétricas e hidráulicas foram inseridas nos painéis na fabricação. A Leonardi foi a indústria responsável pelo pré-fabricado de concreto. Matheus Marques Ferreira de Melo, da For Haus, fez o projeto arquitetônico, e Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, da Pedreira Freitas, e José Carlos do Amaral, da ZMC, o projeto estrutural.
O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2024 concedeu menção honrosa em cada categoria: Scala Data Center –TB08 (Edificações), com projeto arquitetônico de Franciele Nogueira Ferreira Rosa (Scala Data Center), projeto estrutural de Cassiano da Silva Zago (CT Engenharia e Consultoria) e Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi), e estruturas fornecidas pela Leonardi Construção Industrializada; Viaduto de acesso a Vila dos Pescadores – KM 008+300 – Cubatão/SP (Infraestrutura), com projeto estrutural de Catão Francisco Ribeiro (Enescil Engenharia de Projetos) e estruturas fornecidas pela Tranenge Construções; e Vem participações (Pequenas Obras), com projeto arquitetônico de João Ricardo Denk (JRD Arquitetura e Construção), projeto estrutural de Mariele de Fátima Wolf (WRW Engenharia), e estruturas fornecidas pela Antares Estruturas Pré-Fabricadas.
Criado em 2011, a premiação prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos. A premiação tem o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais para Construção, AsBEA-SP – Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo, IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, SECOVI – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo, SINAPROCIM – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento, SINDUSCON-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, e Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.
O evento teve o patrocínio da ArcelorMittal, Belgo Arames, Concrete Show e MC-Bauchemie.
Fotos: 13º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto – Pequeno Porte – Casa E-CO ArcelorMittal
Infraestrutura – Duplicação PR-092
Edificações – Arquipeo
Destaque do Júri – Praca Lindenberg
Sobre a Abcic
Fundada em 2001, a Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto atua para o desenvolvimento do setor de pré-moldados de concreto destinados às estruturas, fachadas e fundações. Com cerca de 100 associados, promove ações e iniciativas inovadoras para a divulgação dos benefícios da construção industrializada e da disseminação de informações técnicas e tecnológicas que contribuam para a o aprimoramento contínuo do segmento. Entre os programas criados pela entidade estão o Selo de Excelência ABCIC, que atesta a conformidade aos padrões de tecnologia, qualidade, segurança, meio ambiente e desempenho das empresas do setor de pré-fabricados, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricado, que prestigia empresas e profissionais do setor, o Anuário ABCIC, que traz informações mercadológicas, técnicas e políticas da industrialização na construção e a Revista Industrializar em Concreto, única publicação específica para a cadeia do pré-fabricado de concreto. Participa de importantes fóruns e movimentos juntamente com prestigiadas entidades nacionais e internacionais, como é o caso da fib – International Federation for Structural Concrete, além de realizar cursos de capacitação profissional e de participar de importantes eventos no Brasil e no exterior. Site oficial: http://www.abcic.org.br/
Por: Sylvia Mie