“A gripe pode chegar ao extremo e causar a morte de uma pessoa, então, é muito importante a vacinação”, afirma médica infectologista de Senador Canedo
A campanha de vacinação contra a influenza, já em vigor no município campanha de vacinação contra a gripe, pretende atingir mais de 30 mil pessoas na primeira etapa
A vacinação contra a influenza permite minimizar a carga viral da população e prevenir o surgimento de complicações da gripe, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e para atingir todo o público-alvo, a campanha de vacinação foi antecipada em Senador Canedo.
Além de proteger os moradores da cidade, a vacinação ajuda a reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde, uma vez que a prevenção tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
A secretária de saúde, Verônica Savatin, afirma que essa é uma atitude de prevenção para que o problema não fique mais grave. “Quanto mais tempo melhor, então, vamos aproveitar cada segundo para proteger a nossa população. Junto com o prefeito, Fernando Pellozo, vamos cuidar do povo canedense, mas para isso, precisamos da ajuda de todo mundo, procurando os pontos de vacinação e se protegendo, levem seus filhos, netos, afilhados, todo mundo precisa fazer parte dessa campanha pela vida.”, conclui a secretária.
A vacina contra a Gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19.
Especialistas relatam os perigos da não vacinação, a Dra. Gisele Souza e Silva Brasileiro, médica Infectologista, diz: “A gripe pode chegar ao extremo e causar a morte de uma pessoa, então, é muito importante a vacinação. Estamos atendendo agora os públicos prioritários e é primordial que esses grupos se imunizam, pois a chance dessa gripe evoluir e se tornar algo mais grave é mais fácil de acontecer”
O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Centro Municipal de Vacinação, na UBS Santa Rosa, que atende das 8h às 20h, todos os dias, inclusive aos sábados e feriados.