Entretenimento

Tião Carvalho promove imersão cultural em Goiânia com dança do bumba meu boi

O Mercado de Àkesán, evento artístico que reúne atrações com protagonismo negro, recebe nos dias 27, 28 e 29 de outubro um dos maiores nomes vivos da cultura popular brasileira: Tião Carvalho. O artista maranhense, radicado em São Paulo, vai compartilhar com o público goiano as manifestações do bumba meu boi e Tambor de Crioula numa imersão cultural que conta com oficinas, rodas de tambor, exposição artística e cortejo. A programação é gratuita e ocorre no Orum Aiyê Quilombo Cultural (Rua 10 QdL Lt10 Residencial Nossa Morada, Goiânia), responsável pela produção deste evento, que pela primeira vez terá três dias de duração.

O protagonismo negro é o pilar do evento, que terá mais duas edições, além desta, a serem realizadas em 2024. O quilombo se localiza na região Norte de Goiânia, no Residencial Nossa Morada.

Na sexta-feira (27/10), às 14h, haverá a oficina de musicalidade afro-brasileira “Tambor de Crioula”, com Tião Carvalho, que já apresentou-se com grandes artistas, como Klauss Viana, Sivuca, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Zeca Baleiro, Graziela Rodrigues, Ná Ozzetti e Cássia Eller. Mais tarde, às 19h, haverá uma roda de Tambor de Crioula. No sábado (28/10), às 14h, Tião Carvalho vai oferecer outra oficina, desta vez de musicalidade e dança de bumba meu boi.

As oficinas serão destinadas para pessoas negras, com foco em integrantes de coletivos que pesquisam cultura popular e arte. No dia 24 de outubro serão abertas as vagas remanescentes para público geral.

A programação ainda contempla a exposição “As Rosas de Um Boi do Rosário”, que tem curadoria de Raquel Rocha. Trata-se de um mapeamento poético-visual da história do Boi do Rosário, realizado há mais de 10 anos na cidade de Pirenópolis. A abertura ocorre no sábado (28/10), às 19h, e permanecerá em cartaz no Orum Aiyê Quilombo Cultural por 20 dias.

Encerrando a programação e encantando as ruas da região norte de Goiânia, no domingo (29/10) será realizado um cortejo do Boi do Rosário, com a presença do ilustre Tião Carvalho. A concentração do cortejo será às 14h de domingo, no Bar da Poliana (Setor Nossa Morada), e a sua chegada no Orum Aiyê Quilombo Cultural está prevista para às 18h. Ali, haverá a venda de acarajé e a Feira Preta, que comercializará livros, arte em macramê, aromaterapia, estética preta, moda, cachaças artesanais.

Botão Voltar ao topo