A Prefeitura de Goiânia divulgou na manhã desta segunda-feira (23/10) os planos de requalificação do Centro da capital: o Centraliza Goiânia. O lançamento deste projeto faz parte das comemorações dos 90 anos da cidade e busca resgatar diversos marcos urbanos da região como o edifício Parthenon Center, o Jóquei Clube, o Grande Hotel e o Mercado Central.
“É com muita alegria, e quero agradecer a Deus por este momento, de podermos apresentar um dos maiores projetos da nossa gestão que é a requalificação do Centro”, disse o prefeito Rogério Cruz. “Projeto esse que já vem caminhando há longos anos e que desta feita, desde o início da nossa gestão, já vínhamos trabalhando para que pudéssemos ter um projeto que representasse de fato o Centro da nossa capital”, salientou, lembrando que diversas tentativas já foram feitas no passado.
Ambiciosa, a iniciativa toca diversos pontos no intuito de fomentar o turismo, o comércio, a cultura e a gastronomia no Centro de Goiânia. A principal ferramenta a ser utilizada pela prefeitura são parcerias público-privadas.
Para o Jóquei Clube, a prefeitura planeja transformar o local em polo gastronômico além de sede da Secretaria Municipal de Esportes. Já o Grande Hotel passará a ser a sede da Secretaria Municipal da Cultura e terá como foco atividades culturais e ensino de artes com aulas de música, teatro e artes plásticas.
Prefeito Rogério Cruz durante a apresentação (Foto: Letícia Coqueiro/AR)
Já o grande estacionamento do Parthenon Center deverá ser utilizado para atender a demanda de toda a região. Também por meio de parcerias, a prefeitura espera dividir a gestão do Mercado Central na Rua 3 e transformá-lo em atração turística.
O Bosque dos Buritis também passará pela requalificação, com foco no turismo e no desenvolvimento de uma área de lazer, saúde e cultura. Outra iniciativa é o “Adote uma Viela”, que deverá funcionar também por parcerias no mesmo sistema do “Adote uma Praça”.
Outra maneira de incentivar a ocupação da região é tentar atrair comerciantes e moradores com isenções fiscais. Estacionamentos terão isenção total do IPTU por 15 anos; imóveis comerciais terão por três anos e residenciais por cinco, além de descontos e outras vantagens por um período maior de tempo.
Entre as demais medidas, estão previstos postos permanentes da Guarca Civil Metropolitana e uma priorização da circulação de pedestres, além da criação de uma rota turística com guias e ônibus. O teleférico do Mutirama deve finalmente começar a operar e a Avenida Goiás deverá fechar para a circulação de carros aos domingos, nos moldes da Avenida Paulista, em São Paulo.
Segundo a prefeitura, o objetivo é solucionar problemas de infraestrutura, segurança pública e mobilidade por meio de atrações e incentivos que se complementam e que culminam na ocupação do espaço público.