A manutenção de uma ponte de madeira instalada no Parque Bernardo Élis, na região do Celina Park, em Goiânia, se arrasta e já dura 6 meses. Apesar da promessa feita no dia 20 de setembro pela prefeitura da capital de concluir os trabalhos “nos próximos dias”, o que se vê no local é um verdadeiro abandono. “Na prática, não existe manutenção alguma. Eu moro em frente ao parque e visito o espaço diariamente. Posso dizer com propriedade que não há ninguém por aqui trabalhando para resolver o problema”, critica Sônia Regina ao mencionar a demora. “Será que é um trabalho tão complexo assim para demorar tanto tempo?”, questiona.
(Foto: jornal A Redação)
Apesar da placa informando sobre a interdição e da tentativa de bloquear parcialmente o acesso, é comum ver pessoas passando pela ponte sobre o Córrego Macambira. A reportagem do jornal A Redação esteve no parque em 5 momentos na última semana e confirmou o que dizem os moradores da região: não há equipes trabalhando na manutenção da estrutura. O que se vê são correntes soltas e uma série de madeiras quebradas ao longo da ponte.
“É um perigo! Será que eles não percebem que isso aqui é um parque e que crianças frequentam esse lugar? Soube que um garoto torceu o pé depois de pisar em um buraco na ponte. Isso já é um absurdo, mas se não arrumarem logo, podemos esperar acidentes mais graves”, pontua Sônia, moradora da região. “E a prefeitura ainda tem a coragem de dizer que o lugar está interditado. Nunca esteve. Ficou por meses apenas com uma fita zebrada no intuito de impedir a passagem. Tentativa que, claro, não funcionou. Depois colocaram uns obstáculos na parte da frente, mas as laterais estão livres. Eu vejo ciclistas e pedestres passando pela ponte o tempo todo”, completa.
No mês de setembro, quando o jornal A Redaçãonoticiou o problema relacionado à ponte, a prefeitura, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), havia informado que a estrutura seria concluída e liberada “em poucos dias”. O que não aconteceu. A reportagem voltou a entrar em contato com a gestão municipal, que mantém a informação de que o local será liberado “em poucos dias”. Em nota, a Amma destacou que, diferente do que dizem os moradores da região, equipes têm ido ao parque para a realização da manutenção da ponte. Confira o texto:
“A Amma informa que a Ponte de Madeira do Parque Bernardo Élis, no residencial Celina Park, em Goiânia foi interditada para reparos, garantindo a segurança de quem passa pela mesma.
Parte da estrutura está sendo produzida na Garagem Operacional e outra recebendo as devidas manutenções no local. A ponte será entregue nós próximos dias.”
A Amma também enviou fotos à reportagem que mostram equipes no local. Segundo a Agência, os registros são desta semana.