Goiânia recebe encontro que debate depressão e suicídio na infância
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove nesta quarta-feira (13/9) a Semana de Conscientização da Depressão Infantil. A partir das 13h30, mais de 300 diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) da cidade participam do evento, que ocupa, como parte das ações do Setembro Amarelo, o auditório do Centro Educacional Sesc Cidadania, no Jardim América.
A iniciativa integra a Campanha de Prevenção ao Suicídio e tem como intuito desenvolver ações informativas e orientativas para o enfrentamento à depressão e ao suicídio nas unidades educacionais. Durante o evento, a psicóloga clínica Mirelle Ivy Diniz Miotto ministrará palestra com tema “Diálogos sobre estratégias para lidar com a saúde mental/emocional infanto juvenil”.
A programação inclui o lançamento e entrega do livro “Dr. Poludoso e a temível Liga dos Vilões”, do escritor e advogado Giuliano Miotto, presidente do Instituto Liberdade e Justiça. A publicação trabalha, de forma lúdica, as virtudes do caráter para uma boa formação do imaginário infantil e conscientiza sobre a saúde preventiva, com as vacinas.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas, o objetivo é sensibilizar a comunidade escolar. “É necessário conscientizar os estudantes, famílias e profissionais sobre a importância da saúde mental desde a infância, para ressaltar a valorização da vida, favorecer a escuta e o acolhimento de crianças”, afirma.
Inscrições
Diretores ou coordenadores pedagógicos que não fizeram inscrições ainda podem realizar até o dia do evento no Google Forms. A rede municipal conta atualmente com 379 instituições, e cada unidade pode inscrever apenas um profissional.