Cidades

Solon de Almeida: o pioneiro que mudou a história de Goiânia

Alguns nomes são bem conhecidos quando se trata da história de Goiânia. Figuras como Pedro Ludovico, Attilio Corrêa Lima e Armando de Godoy fazem parte do conhecimento geral dos goianienses, mas há outros nomes de pioneiros que tiveram importância fundamental na implantação da nova capital.

O jurista Solon de Almeida é um destes pioneiros que tiveram grande participação na história de Goiânia. Um busto em sua homenagem foi colocado na Praça do Trabalhador, em frente à antiga Estação Ferroviária. Na placa, lê-se: “Pioneiro atuante no projeto e construção desta capital. A ele a gratidão do povo goianiense”.

Ao lado de Pedro Ludovico, Solon estava presente na solenidade que inaugurou a nova capital, realizada em 1935. O ato solene foi realizado no edifício onde funcionou, provisoriamente, a Câmara de Goiânia e a Prefeitura, na confluência das Avenidas Araguaia e Anhanguera.

Solon de Almeida era o homem de confiança de Pedro Ludovico, sendo integrante da comissão que instalou a capital. Ele veio para Goiânia antes da cidade começar, em 1932, para legalizar a área onde a nova capital seria construída. “Era preciso legalizar quatro fazendas. Todos os lotes que fossem vendidos ou doados deveriam ter a assinatura dele e do dr. Pedro Ludovico”, lembra Cristovam de Almeida, filho de Solon.

Botão Voltar ao topo