Moradores de diversos bairros de Goiânia foram surpreendidos no início da manhã deste sábado (19/8) com a passagem de uma nuvem de poeira. A princípio, o fenômeno foi percebido afetando bairros da região do Morro do Mendanha e do Aterro Sanitário, mas foi se deslocando e expandindo em direção ao Centro, já afetando parcialmente bairros como o Setor dos Funcionários e o Perim.
Segundo o meteorologista do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (André Amorim), o fenômeno foi causado por uma ventania já prevista, devido ao avanço de uma frente fria, que elevou o pó para a atmosfera.
“Estamos há mais de 65 dias sem chuva na parte Centro-Sul [de Goiás] e na parte Centro-Norte temos alguns municípios com mais de 100 dias sem chuva. Com o passar do tempo, durante este período de estiagem, o solo começa a desagregar: você tem bastante material solto sobre a superfície”, explica. O vento, então levantou esse material, deixando tudo no ar.
Amorim orienta as pessoas a protegerem as vias aéreas caso saiam na rua: “utilizar uma máscara, proteger o nariz e os olhos, porque de fato é bastante poeira sobre a capital neste momento”. Além disso, embora a frente fria ainda não tenha de fato chegado à capital, existe a possibilidade de pancadas de chuva.
Veja abaixo alguns registros feitos por moradores no Celina Park, no Alphaville Residencial e no Setor Aeroporto.