Política
Filho de Daniel Vilela representa pai durante homenagem na Câmara de Goiânia
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, escolheu seu filho Frederico, de 12 anos, para receber homenagens em sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia, para entrega da Comenda Hailé Pinheiro, na terça-feira (13/6). O político está em missão comercial na China. Frederico discursou no evento e invocou a figura do avô paterno, o ex-governador e ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela.
“Quando eu e meu avô íamos ao estádio assistir aos jogos do Goiás, era seu Hailé que nos recebia, sempre com muito carinho”, disse Fred – como é chamado pela família – ao público que compareceu ao Centro de Treinamento (CT) Edmo Pinheiro, no Jardim Atlântico, em Goiânia, para a entrega da comenda que reverencia o maior dirigente do Goiás Esporte Clube. Maguito, assim como Daniel, era torcedor do “Verdão”. O vice-governador, inclusive, já jogou profissionalmente pelo clube.
Em entrevista, Frederico Vilela disse que era “uma honra” receber a homenagem em nome do pai, em especial “por tudo que seu Hailé fez pelo time e por ter contribuído tanto para o esporte no estado de Goiás”. Ele estava acompanhado pela avó, Sandra Carvalho, mãe de Daniel, e por “Mirim”, um velho amigo da família que o próprio vice-governador define como “um segundo pai”.
Em seu primeiro compromisso “oficial” como representante de Daniel, Frederico chegou ao CT às 19 horas. Foi recebido pelo presidente executivo do clube, Paulo Rogério Pinheiro, filho de Hailé. Atendeu aos pedidos de fotos sempre com um sorriso no rosto, cumprimentou políticos, dirigentes do Goiás e presidentes de outros clubes goianos que lá estavam. Seguiu até alguns ritos comuns em eventos deste porte: foi saudado por todos que estavam na mesa de autoridades após seu breve discurso e fez o mesmo com outros oradores.
A sessão especial que homenageou Daniel Vilela e o governador Ronaldo Caiado – ali representado pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Henderson de Paula –, entre outros, foi proposta pelo vereador Anselmo Pereira (MDB). “Tenho certeza de que Daniel, como vice-governador, reconhece a importância do futebol e do esporte em geral para as futuras gerações”, disse o parlamentar emedebista.
Hailé Pinheiro morreu em 7 de setembro de 2022, vitimado por um câncer. A data da sessão especial para a entrega da comenda que leva seu nome foi escolhida propositalmente: se estivesse vivo, ele completaria 87 anos nesta terça-feira, 13 de junho.