Aparecida inicia projeto de promoção da saúde para catadores de materiais recicláveis
Para melhorar a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realizou, na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, o primeiro evento com ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças na Cooperativa de Catadores de Lixo de Aparecida (COOCAP) no Setor Vale do Sol. A iniciativa inaugura o Projeto Pró-Catador no município.
Embasado na estratégia de mesmo nome do governo federal, o Projeto foi idealizado pelo CEREST estadual e conta com a parceria do CEREST e da Superintendência de Vigilância em Saúde de Aparecida (Vigilância Epidemiológica e coordenação de Imunização).
A apoiadora Débora Franco representou a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, e destacou que duas cooperativas receberão as ações do Projeto Pró-Catador divididas em duas etapas em cada local: “Neste 7 de junho e em 30 de agosto estaremos com os 13 cooperados da COOCAP e nos próximos 5 de julho e 11 de outubro com os 18 integrantes da Cooperativa de Trabalho de Recicláveis Feminina de Aparecida (COORFAP). Essa é uma iniciativa para proteger e valorizar esses trabalhadores que são essenciais para a comunidade e precisam ter mais visibilidade social. ”
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Fabíola Luz, informou que os trabalhos desse primeiro evento tiveram foco no bem-estar dos cooperados e mobilizaram 31 servidores da SMS. Os trabalhos também contaram com a participação da coordenadora do CEREST estadual Lucinéia de Bessa Libéria, que foi acompanhada pelas enfermeiras Keila, Huilma e Luzineide, esta última sendo da coordenação estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Nos quatro eventos nas duas cooperativas o cronograma será o seguinte:
8h30: Recepção dos catadores com CEREST de Aparecida e estadual
9h: Lanche
9h30: Fiscalização / Roda de conversa com Fiscal do CEREST estadual e fiscal de Segurança do Trabalho
10h: Vacinas com a coordenação de Imunização e testagem de HIV, sífilis e hepatite com o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA)
10h30: Bazar solidário
11h: Encerramento com CEREST de Aparecida e CEREST Estadual
Ajuda fundamental
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Gislene Marques de Lima, lembrou que as ações do Pró-Catador visam “ajudar os trabalhadores coletores de materiais recicláveis, pessoas que desenvolvem uma atividade de grande importância socioambiental, com as adversidades do seu ambiente de trabalho, tais como a informalidade, a violência, a exclusão social e a exposição a riscos à saúde, dentre outras”.
À frente da organização das ações, a chefe do CEREST de Aparecida, Leliana Alves da Fonseca, contou que os trabalhos do projeto “com certeza nos mostrarão outras necessidades desses trabalhadores para que possamos ajudá-los. Essa parceria com o Estado vai durar por tempo indeterminado, então faremos essas e outras ações também de acordo com as demandas que surgirem. Estaremos sempre junto deles pois é uma categoria carente de muitas coisas, estão orgulhosos do trabalho que fazem e precisam do nosso apoio. Aproveitamos também para mostrar para a população que todos devem contribuir, a coleta seletiva começa em nossas casas e estabelecimentos. ”
Saúde e solidariedade
Durante toda a manhã desta quarta-feira, segundo a enfermeira da Vigilância Bárbara dos Santos, foram ofertadas, no galpão da COOCAP e no ônibus do CTA itinerante, a imunização e a atualização dos cartões de vacinas dos cooperados, testagem para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), doação de preservativos, palestras educativas, rodas de conversas, lanche, bazar solidário, momentos de socialização e inspeções educativas. A integração entre os profissionais de saúde e os cooperados deu o tom do evento, que foi muito elogiado pelos trabalhadores assistidos.
“Dentre as atividades desenvolvidas, tivemos um lanche coletivo, muitas conversas e orientações num clima de acolhimento e cuidado e ainda o bazar solidário com roupas doadas pelas nossas equipes”, acrescentou a chefe da Vigilância em Saúde do Trabalhador da SMS, Ana Mari Dickmann.
Iniciativa exitosa
O evento foi bem recebido pelos cooperados, que agradeceram ao pessoal da SMS e pediram para que a iniciativa seja repetida mais vezes. Presidente da COOCAP desde o ano passado e cooperada desde 2014, Lívia Souza Moreira, 33 anos, afirmou: “Gostamos muito dessa ação. Trabalhamos tanto que não temos nem tempo de tomar as vacinas e cuidar da saúde. Deu também para quebrar um pouco da rotina e descontrair. Passamos o dia inteiro trabalhando, não temos tempo nem para o lazer. Só procuramos ajuda médica quando estamos muito mal, com medo de morrer. As pessoas vêm e depois somem, e ainda teve a pandemia, mas o povo da Saúde não se esqueceu da gente. Tem que ter mais presença da sociedade aqui”.
Chamada de a “caçula” dos cooperados, Tamyres Lopes dos Santos, de 19 anos, que está há cinco meses na COOCAP, também aprovou o Projeto: “Gostei bastante e queremos que venham mais vezes. Aqui é onde tiramos o nosso sustento. Temos mulheres trabalhando e precisamos muito de ações assim porque lidamos com materiais recicláveis. Às vezes pegamos agulhas, seringas, não sabemos se estamos nos contaminando e é importante fazer os testes preventivos, como nos ensinaram hoje. Vou tomar a vacina contra a gripe e ver quais outras também preciso, até tinha perdido meu cartão de vacinação, mas vão fazer outro agora. ”