Projeto garante programação especial para pessoas idosas em Goiânia
Os Núcleos de Assistência Social (NAS) dos setores Pedro Ludovico e Aruanã III, em Goiânia, promovem semanalmente encontros com pessoas idosas. As programações especiais são realizadas pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs). Os “NAS” são unidades responsáveis pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cerca de 40 pessoas idosas, pertencentes aos grupos Esperança, Estrela e Vitória da unidade do Setor Pedro Ludovico, se reúnem todas as terças-feiras, das 14 às 17 horas, no NAS Pedro Ludovico. Já no Aruanã III, cerca de 25 pessoas idosas do grupo Viver Melhor, participam dos encontros, às quinta-feira, a partir das 14h.
Para participar do SCFV é necessário possuir o Cadastro Único (CadÚnico), ser morador de Goiânia e ter idade a partir de 60 anos. O CadÚnico é uma base de dados que identifica pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajuda o Governo Federal a desenvolver políticas públicas específicas, como o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros. A inscrição garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores de outros programas direcionem os serviços e benefícios a quem realmente precisa.
Durante os encontros semanais, os integrantes dos grupos participam de roda de conversa onde é possível haver troca de conhecimento, experiências e informações. Os grupos também interagem por meio de bingo, exercícios físicos, dança e um lanche interativo. “O intuito é reforçar a socialização e fortalecer os vínculos com familiares e comunidade, além de desenvolver o sentimento de pertencimento e protagonismo”, frisa a coordenadora interina do NAS Pedro Ludovico, Jaine Matos.