Notícias

Número de mortes por gripe em Goiás sobe para 36

Em menos de 15 dias, Goiás registrou 13 novas mortes por gripe. O território goiano soma 36 mortes pelo vírus da Influenza em 2023, um aumento de 10,88% se comparado aos primeiros cinco meses de 2022. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Com 14 óbitos, a Influenza causada pelo vírus B foi encontrada na maior parte dos registros. A H1N1, com 11 mortes. As vítimas têm idades entre 5 meses e 60 anos.

Ao todo, 18 municípios registraram mortes pela doença. As cidades com maior número de casos são Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Catalão e Jataí.

Vacinação 

A vacinação contra a influenza segue disponível para todos os goianos, com idade a partir de seis meses, até o dia 31 de maio. As doses estão disponíveis em todas as 900 salas de vacinação do estado, sempre das 8h às 17h. A medida é resultado da ampliação da campanha, antes restrita a grupos prioritários, e tem o objetivo de melhorar a cobertura vacinal em Goiás.
A vacinação foi antecipada em função do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Influenza. Atualmente, a cobertura vacinal está em 30,14%, quando o ideal seria acima de 90%. Autoridades de saúde afirmam que vírus da doença é bastante incidente nesta época do ano, e a Influenza pode se agravar para a Srag, levando o paciente à internação e até mesmo à morte.
Botão Voltar ao topo