Com o tema “Futuro e a Sustentabilidade na Moda”, a 2ª edição da Amarê Fashion foi lançada na manhã desta quinta-feira (11/5) em Goiânia. O evento foi realizado com a presença de autoridades no Jardim das Jabuticabeiras, no Palácio das Esmeraldas. Neste ano, além de desfiles, exposições, rodas de negócios, palestras, talks e atrações artísticas, a Semana de Moda terá um programa voltado para causas sociais e também para assuntos sustentáveis: o amarÉ. A iniciativa é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO), em parceria com o Governo de Goiás e o Sistema Fecomércio Sesc Senac. A programação vai ocorrer entre 29 de agosto e 2 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na capital goiana.
Primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado (Foto: Letícia Coqueiro/ A Redação)
Para a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, o Estado tem se colocado no mercado da moda no Brasil e também no cenário internacional. De acordo com ela, a Amarê Fashion proporciona um impacto positivo na economia goiana e ainda no auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Durante o evento, a Secretaria de Retomada terá um estande onde pessoas vocacionadas para a moda poderão participar de cursos de capacitação, adquirir crédito para abrir o próprio negócio e, se for empresário, terá a oportunidade de negociar outras formas de crédito”, pontuou Gracinha ao destacar, ainda ,a Região da 44 como exemplo de valorização e crescimento dos serviços de vestuário produzidas no território goiano.
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, a 2ª edição da Semana de Moda Goiana contará com parcerias dos projetos sociais em apoio à Associação de Mulheres Kalunga de Monte Alegre, através da marca Tuya Kalunga, criada por mulheres da comunidade quilombola Tinguizal. Além disso, por meio da OVG, os projetos Meninas de Luz e Tecendo o Futuro também integram a Amarê Fashion. Outra participação nesse sentido será do projeto Artesanato de Goiás e Joias em Prata, de Pirenópolis, reconhecido como Indicação Geográfica em 2019.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae-GO, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a ideia do projeto é promover o reconhecimento da confecção tradicional do Estado e ajudar os artesãos locais nos empreendimentos. “Chegamos a esta edição com novidades e mudanças importantes, além de colocar em pauta o futuro e a sustentabilidade na moda, pensando no cenário que queremos projetar”, descreveu.
Diretor superintendente do Sebrae-GO, Antônio Carlos (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Representando o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio/GO), Marcelo Baiocchi, o presidente do Sindibares, Nilton Pereira, afirmou que o evento é uma grande oportunidade de mostrar ao mundo o cenário da moda goiana, além de fomentar a economia e elevar o empreendedorismo.
Presidente do Sindibares, Nilton Pereira (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
O diretor comercial e de marketing do Grupo Mega Moda, Felipe Braga, disse que o evento é importante para a moda goiana expor o que o Estado tem de melhor no cenário, como os diferenciais, a qualidade e o design. “Queremos desenvolver o mercado desde o polo produtivo até o de distribuição, que é a Região da 44. Outro foco é consolidar nossos profissionais como produtores de moda”, destacou.
Artes visuais
Nesta edição da Amarê Fashion quem assume a criação do novo conceito é o artista Danilo Itty, que já trabalhou com os festivais Vaca Amarela, Bananada e Goiânia é Noise. Para ele, foi um desafio unir todos os conceitos. “Mas acredito que o resultado final agradou a todos”, ressaltou.
(Foto: reprodução)
Para representar os temas de sustentabilidade e futuro, Itty escolheu mesclar a tecnologia e a natureza, sem deixar de lado suas características artísticas. Com isso, a fauna e a flora de outros planetas se misturam a elementos tecnológicos na nova identidade visual da Semana de Moda Goiana.
Programação e desfiles
Responsável pela organização técnica e artística dos desfiles, o Senac Goiás trará profissionais de renome internacional e prevê a realização de 21 apresentações, com até 20 looks por marca. Um deles é o concurso de Novos Talentos, além de potenciais desfiles artísticos conceituais em outros espaços do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Concurso estilistas Amarê Fashion (Foto: Divulgação)
Além de quatro fashion talks na Arena Central, a programação contempla quatro palestras master, rodada de negócios e palestrantes nacionais na abertura do evento, no dia 29 de agosto.
Neste ano, a programação ainda vai contar com apresentações musicais em todos os dias de desfiles, praça de alimentação e caravanas das regionais de Porangatu, Goianésia, Poços, Luziânia, Jataí, Rio Verde, entre outras cidades. Em breve a agenda do transporte será divulgada.
Incentivo aos pequenos negócios
Dez vagas para desfiles na Amarê Fashion são exclusivas para pequenos negócios, como uma forma de incentivar as marcas que estão começando no mercado.
As inscrições estão abertas no site do Sebrae-GO. Para participar, é necessário enviar o projeto da coleção até o dia 28 de maio. Além disso, 36 estandes estarão disponíveis para a exposição de micro e pequenas empresas, com cadastros até o dia 25 deste mês.
Serviço
Amarê Fashion
Data: 29 de agosto a 2 de setembro
Local: Oscar Niemeyer