Entretenimento

Agentes de Pastoral Negros do Brasil comemoram 40 anos em Goiânia

Goiânia recebe de 28 de abril a 1º de maio os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs). No período, a entidade pertencente ao movimento negro, comemora 40 anos de existência com uma grande celebração sócio-política, formativa e cultural. Durante a comemoração, o encontro visa refletir a atuação da associação, a militância no enfrentamento ao racismo, a colaboração na construção de políticas afirmativas para reparação e justiça social ao povo negro. O evento receberá grupos organizados de 15 Estados e estima que participarão direta e indiretamente de 300 pessoas.

Agentes de Pastoral Negros, (APNs) é uma instituição do Movimento Negro Brasileiro com uma tradição macroecumênica e inter-religiosa com o foco em diferentes comunidades de fé. Os APNs surgiram na década de 70 a 80, com o lema: Conscientização, Organização, Fé e Luta! Momento em que leigos, padres e religiosos negras e negros sentiram a necessidade de se organizarem dentro dos espaços eclesiais, com a necessidade de estudar e conhecer melhor a realidade da comunidade negra. O grupo formado iniciou uma série de ações: promover mudanças na autoestima, saúde, educação e resgate da cidadania. Por meio da conscientização e organização no sentido de combater o racismo e fortalecer a busca dos direitos.
Os APN’s visam, também, maior participação de pessoas no processo de superação e marginalização sociocultural e econômica da população negra, além de assessorá-la, em questões que envolvam discriminação de raça, de etnia e de religião, fazendo com que haja aplicação da pena prevista na lei, denunciando e repudiando todas as pessoas e instituições praticantes de qualquer forma de racismo.
Os pontos mais marcantes na história da instituição foram as contribuições na redemocratização do País, após o fim da ditadura militar, o despertar da identidade afro nas igrejas cristãs, a formação sociopolítica do povo negro, além da articulação e participação de todos os grandes momentos de luta e manifestação do movimento social no Brasil.
Pastoral negra
De acordo com Nuno Coelho, Coordenador Geral dos APNs, a entidade não é vinculada à igreja católica. “Não se trata de uma ‘pastoral negra’, mas de uma entidade voltada aos valores inter-religiosos, que vivencia sua luta a partir de uma mística que impulsiona para outras lutas e a personificação da identidade negra e suas consequências”, explica. Nuno, ainda esclarece, “O termo ‘Pastoral’ é sinônimo de agentes de diferentes credos religiosos inseridos na sociedade, tendo a fé como base”.
Atualmente, a entidade não é mais vinculada à igreja católica. É um movimento macro ecumênico, que agrega pessoas de outras igrejas cristãs e das religiões de matrizes africanas. Em 2023, os APNs contam com grupos organizados em 15 estados: Goiás, Tocantins, Pará, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul.
As atividades da associação contribuem para o intercâmbio voltado para os objetivos estratégicos na defesa da juventude, organização das mulheres negras, educação popular, segurança alimentar, saúde integral da população negra, fortalecimento das organizações sociais, sindicatos, partidos políticos, e representação nos parlamentos.
Combate ao racismo
 Neuza Maria, coordenadora estadual por Goiás, ressalta que a celebração dos 40 anos dos APNS é muito importante, pois a organização trabalha em redes, sempre com o objetivo de desenvolver ações para combater o racismo estrutural na sociedade. “Busca-se, de forma contínua, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças. Nesses 40 anos, ainda temos muitos desafios para que políticas públicas efetivas transformem de fato a vida da comunidade negra”, pontua.
“A escolha da capital goianiense para sediar a comemoração dos 40 anos dos APN´s na Região CentroOeste, facilita o acesso e a chegada dos representantes dos vários estados brasileiros”, garante Neuza Maria. “Desde a década de 90, Goiânia sedia encontros promovidos pelos APNs do Brasil.
A coordenadora relembra que o município foi sede do Primeiro Congresso Nacional dos APNs em 2010, cerca de 300 pessoas, entre filiados à entidade, representantes de órgãos governamentais e entidades negras estiveram presentes. Depois de 13 anos, voltam para celebrar o aniversário de 40 anos em Goiânia.
Em 1998 teve o evento do CONENC, “Foi um momento especial, preparatório para o 8º EPA – Encontro das Pastorais Afro na América Latina. Eu acredito que este ano, novamente, será muito rico. Muitas decisões importantes serão tomadas para continuarmos na caminhada”, projeta Neusa Maria.
Programação
Com programação diversa e ampla (confira abaixo), o evento começa, dia 28 de abril, com reunião da Coordenação Ampliada Nacional, na Assembleia Legislativa de Goiás. No mesmo dia, realiza-se Ato Público Comemorativo aos 40 Anos dos APNs, que terá a presença de convidados do Movimento Negro nacional de 15 estados e autoridades locais.
No sábado, (29/4) o dia começa com a acolhida dos participantes do encontro no Seminário São Joao Maria Vianney. Teremos, também a feira Afrocultural criativa com exposição de arte: Pluralidades da beleza da mulher negra (Francis Teles) e o Xirê de Malungos (referente à trajetória da entidade e contextualização política dos APNs em 40 Anos). Também terá a Noite Oke Odum (A graça do ano), com a homenagem para lideranças da instituição, personalidades e organizações que contribuíram para o desenvolvimento dos APNs em quatro décadas.
Mais informações no Instagran @ecoardasvozes e facebook: Apns do Brasil.
Agentes de Pastoral Negros do Brasil comemora 40 anos em Goiânia
Quando: 28/04 a 1º/05
Onde: Goiânia
Programação Completa:  
Sexta-feira- 28/4 
Das 14h às 16h
a) Reunião da Coordenação Ampliada Nacional
b) Executiva Nacional
c) Coordenadores(as) das Comissões Permanentes
d) Coordenadores(as) dos Quilombos Estaduais
Local: Assembleia Legislativa de Goiás – Auditório 02
16h
a) Ato Público Comemorativo 40 Anos dos APNs, com convidados do Movimento Negro de Goiânia e autoridades municipais.
b)  Lançamento do Vídeo– Projeto Ecoar das Vozes – Tradição, Cultura e Ancestralidade
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Sábado- 29/4
Local: Seminário São João Maria Vianney
Endereço: Avenida Anápolis, 2020 – Jardim das Aroeiras CEP: 74770-445
8h30
Abertura e acolhida do Seminário Nacional dos APNs
9h
1º Sessão de Trabalho
Tema: APNs na Conjuntura Social e Política do Movimento Social e seus desafios frente a nova realidade contemporânea:
Conferencistas: Profa. Dr. Janira Sodré de Miranda – Rede Goiana de Mulheres Negras; Prof. Dr. José Marçal (APNs/MG)
10h30 – Intervalo
11h
2º Sessão de Trabalho
Tema: Desafios e Estratégias dos APNs para superação do racismo e promoção da Igualdade Racial e as Novas Frentes no Movimento Negro de articulação e incidência na política brasileira
12h30 – Almoço
Tarde
14h – Sistematização das duas Sessões da Manhã e Orientação aos GTs
14h30 – Grupos de Trabalho
15h30 – Intervalo
16h – Plenária dos GTs
17h30- Carta dos APNs para o Movimento Negro e a Sociedade (aprovação)
Noite
19h – Jantar
20h30 – Kizomba
Domingo 30/4 
8h – Momento Místico
8h30 – Sistematização da tarde do Sábado
9h- 3º Sessão de Trabalho
Temas: Ressignificar a missão e ação dos APNs na perspectiva dos 40 Anos
   Desafios e Proposituras sobre a vida da Associação
10h30 – Intervalo
11h – Ressonâncias em plenário
11h30 – Saída para o Quilombo Urbano Nossa Senhora Aparecida – Cromínia-GO
Tarde
13h – Almoço na Comunidade
17h – Retorno para Goiânia
Noite
19h – Jantar
20h30 – Xirê de Malungos (APNs em 40 Anos)
a) Como os APNs se empenharam institucionalmente na construção da democracia
 b) A participação dos APNs na Formação da CONEN (Jacinta Maria)
c) APNs e Educação para as Relações Étnico Raciais (Petronilha Beatriz)
d) Contribuição dos APNs na formação e no controle social (SEPPIR/CNPIR)
e) Presença dos APNs na Agenda Internacional
Segunda-feira 1º/5 
Manhã
8h30 – Sistematização do Domingo e Orientação aos GTs Regionais
9h – GTs por grandes Quilombos Regionais
10h – Intervalo
10h30 – Plenária dos GTs
11h – Encaminhamentos
11h30 – Momento Místico de Encerramento do Seminário organizado pelo Mocambo de Goiânia
13h – Almoço e Boa viagem!
Botão Voltar ao topo