CidadesGoiânia

Moradores de Goiânia podem receber vacina contra gripe

 A Prefeitura de Goiânia iniciou a 25ª Campanha de Vacinação contra a gripe, a partir das 12h desta quarta-feira (5/4), em 58 salas de vacinas do município.
Nesta quinta-feira (6/4), ponto facultativo na administração municipal, a vacinação continuará nas 58 unidades. No feriado de sexta-feira (7/4) e no fim de semana, a vacinação seguirá em três unidades: Centro Municipal de Vacinação (CMV), Ciams Urias Magalhães e Ciams Dr Domingos Viggiano, antigo Ciams Jardim América.
Para o início da campanha, Goiânia recebeu 50 mil doses do imunizante da Fiocruz. A meta é imunizar pelo menos 90% de um público-alvo. Em 2022, a cobertura vacinal no município ficou em 66,1%.
O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, ressalta a importância dos grupos prioritários receberem o imunizante. “A Influenza é uma infecção viral aguda, altamente transmissível e que, na sua forma mais grave, pode levar a óbito, e a vacina tem o poder de produzir anticorpos que minimizam a carga viral e previne o surgimento de complicações”,  diz.
A vacina usada nesta campanha é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e
A dose da Influenza pode ser aplicada ao mesmo tempo que outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.
“Vamos aproveitar a campanha da Influenza para reforçar a vacinação contra a covid-19, inclusive com parceria com os hospitais para a vacinação dos trabalhadores da saúde”, ressalta Durval Pedroso.
Contraindicação
Pessoas que apresentaram reações alérgicas aos componentes ou à dose anterior da influenza, e crianças com menos de 6 meses não podem receber a vacina.
Público-alvo
– Moradores com mais de 60 anos
– Adolescentes em medidas socioeducativas
– Caminhoneiros e caminhoneiras
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Forças Armadas
– Forças de Segurança e Salvamento
– Gestantes e puérperas
– Pessoas com deficiência
–  Pessoas com comorbidades
– População privada de liberdade
– Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas
– Professores
– Profissionais de transporte coletivo
– Profissionais portuários
– Profissionais do Sistema de Privação de Liberdade
– Trabalhadores da saúde
Botão Voltar ao topo