Prefeitura promove palestra sobre assédio no ambiente de trabalho, em hospital de Goiânia
Atividade realizada pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SMPM) reúne funcionários e gestores da unidade de saúde. No final da palestra, foram afixados nos corredores e banheiros do hospital cartazes que explicam as cinco categorias de violência contra mulheres previstas na Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Foram divulgados, também, os canais de denúncia para este tipo de crime
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), realizou, na quarta-feira (25/01), palestra sobre práticas que caracterizam assédio moral e sexual no trabalho. A ação ocorreu no Hospital Santa Rosa, localizado em Campinas, e contou com a participação de funcionários e gestores da unidade de saúde.
A palestra foi ministrada pela psicóloga da SMPM Dalila Gonçalves, que explicou as consequências da prática de assédio e como as pessoas devem agir ao passar ou presenciar algum tipo de situação neste sentido.
“O assédio é um tipo de conduta moralmente reprovável e capaz de causar danos emocionais graves. Muito importante a abordagem desse assunto. É por meio da informação que podemos desencadear mecanismos de ao assédio e a prevenção”, pontuou a psicóloga.
Dalila Gonçalves explicou que o assédio moral é uma conduta abusiva que afeta a dignidade física e psíquica da vítima. Ela citou alguns exemplos, como xingamentos, exigência de metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado, quando outros empregados são dispensados, ou colocar apelidos.
“Já o assédio sexual é caracterizado por constrangimento com conotação sexual, em que o agente utiliza sua posição hierárquica superior ou sua influência para obter o que deseja, seja por meio de chantagem ou intimidação”, ressaltou a psicóloga.
No final da palestra, foram afixados nos corredores e banheiros do hospital cartazes que explicam as cinco categorias violência contra as mulheres previstas na Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Foram divulgados, também, os canais de denúncia para este tipo de crime.
A atividade no Hospital Santa Rosa continua, nesta quinta-feira (26/01), às 14h, com a outra parte da equipe de plantonistas.