Entretenimento

A sina política mineira: por que o Palácio da Liberdade virou um teto para governadores

A política mineira consolidou, no último pleito, um fenômeno que desafia as trajetórias tradicionais de poder no Brasil. A derrota simultânea de figuras centrais como Romeu Zema, Aécio Neves e Mateus Simões reavivou debates sobre a dificuldade histórica de governadores de Minas Gerais em projetar suas carreiras para cargos de maior envergadura nacional. O que antes era tratado como folclore, associado à lenda de Maria Papuda, ganha agora contornos de uma análise sobre a exaustão de modelos de gestão e a fragilidade de legados eleitorais.

O esvaziamento do capital político de Zema e Simões

O caso de Romeu Zema, do partido Novo, ilustra o desgaste de uma vitrine administrativa que não se converteu em votos. Após oito anos de gestão, o ex-governador obteve apenas 326,5 mil votos na disputa presidencial, um desempenho que destoa drasticamente de sua votação anterior no estado. O episódio do uso do celular na cabine de votação em Araxá serviu como metáfora para uma campanha que, segundo críticos, falhou em demonstrar a eficiência que prometia como marca registrada.

Já Mateus Simões, que assumiu o governo após a desincompatibilização de Zema, enfrentou o desafio de herdar a máquina pública sem a transferência automática do apoio popular. Com apenas 4,65% dos votos na disputa pelo governo, Simões terminou em quarto lugar. O resultado expõe a dificuldade do grupo político em manter a coesão e a relevância diante de novas forças, como a vitória expressiva de Cleitinho, que liquidou a fatura ainda no primeiro turno.

A decadência eleitoral de nomes tradicionais

A trajetória de Aécio Neves oferece um contraponto sobre a longevidade na política. Após anos ocupando mandatos eletivos desde 1987, o ex-governador viu sua influência minguar após uma série de crises, incluindo o escândalo envolvendo a JBS. Embora tenha sido absolvido pela Justiça Federal da acusação de corrupção passiva, o capital político de Aécio não se recuperou, culminando em um sétimo lugar na corrida ao Senado, com apenas 4,08% dos votos.

Este cenário de derrotas em série não é um evento isolado, mas parte de uma tendência observada em gestores anteriores. Nomes como Fernando Pimentel, Antonio Anastasia e Eduardo Azeredo também enfrentaram o declínio após deixarem o Palácio da Liberdade. Para muitos desses políticos, a cadeira de governador funcionou como o ponto mais alto de suas carreiras, tornando-se um teto difícil de transpor em vez de um trampolim para voos mais altos, como aponta a análise detalhada da Repórter Brasil.

O peso da história e a maldição das urnas

A lenda de Maria Papuda, que supostamente amaldiçoou os governantes após ser expulsa da área onde seria erguida a capital mineira, parece ter encontrado na política moderna uma tradução mais pragmática. Desde a morte de Tancredo Neves, que faleceu antes de assumir a Presidência após deixar o governo de Minas, a transição para o cenário nacional tornou-se um terreno minado para os sucessores.

O último governador mineiro a lograr êxito na transição para o Planalto via voto popular foi Juscelino Kubitschek, em 1955. Desde então, a história tem demonstrado que o perigo para os governadores mineiros não reside apenas na conquista do cargo estadual, mas no momento em que decidem deixá-lo para buscar novos horizontes. A política, por si só, parece ter substituído os fantasmas do passado na tarefa de encerrar trajetórias que, outrora, pareciam promissoras.

Fonte: cartacapital.com.br

Botão Voltar ao topo