
A Prefeitura de Goiânia ampliou o quantitativo de salas de vacinas abertas no município, após a contratação de 98 profissionais de saúde para a rede de atenção básica da capital. Com a medida, a população passa a ter 64 pontos de vacinação disponíveis, distribuídos por todas as regiões da cidade.
“Nós recebemos a rede de saúde em estado de calamidade, com 44 salas de vacinas abertas, após o fechamento de vários postos no segundo semestre do ano passado, e inúmeras dificuldades operacionais, como a falta de luvas, seringas e outros insumos básicos”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
A SMS contratou, em um primeiro momento, profissionais para cobrir déficits e assegurar o dimensionamento adequado de profissionais nas unidades de urgência e emergência e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Agora buscamos fortalecer a atenção primária, com foco no serviço de vacinação, que recebeu mais enfermeiros e técnicos em enfermagem e todos os materiais necessários”, ressalta Pellizzer.
Para a gerente de imunização da SMS, Roberta Moraes, a ampliação visa facilitar o acesso da população aos imunizantes. “Todos os pontos já estão abastecidos com vacinas de Covid-19 e Influenza, e a oferta de mais postos torna o serviço mais ágil e próximo da população. É importante destacar que os dois imunizantes podem ser administrados juntos, sem nenhum problema”, afirma a profissional.
Alerta
A SMS reforçou o alerta para que a população busque a imunização, especialmente no atual período, de circulação ampliada do vírus da Influenza. “As complicações causadas por doenças respiratórias, como a gripe e a Covid-19, podem impactar significativamente o sistema de saúde, porque são vírus com alta capacidade de propagação”, explica o médico Frank Cardoso.
“As vacinas são a melhor ferramenta que temos para combater casos graves e óbitos por doenças respiratórias e por isso é muito importante que a população compreenda que os imunizantes são seguros, eficazes e extremamente necessários nesse momento”, pontua o profissional da SMS. “A imunização do público-alvo cria barreiras para a disseminação do vírus, por meio da chamada imunidade de rebanha e protege toda a comunidade”, afirma.
A população pode acessar a lista de salas de vacina e os horários de funcionamento no site da Prefeitura de Goiânia, pelo link . Confira a lista completa com pontos de vacinação:
Confira a lista completa com pontos de vacinação:
* Distrito Leste: UPA Chácara do Governador, Cais Amendoeiras, USF Dom Fernando, USF Recanto das Minas Gerais, CSF Ville de France, USF Parque Ateneu, UPA Novo Mundo, USF Santo Hilário, USF Riviera.
* Distrito Sudoeste: CIAMS Novo Horizonte, CS União, CS Parque Anhanguera, CS Vila Mauá, CS Vila Boa, CSF Itaipu, CSF Condomínio das Esmeraldas, CSF Real Conquista, CSF Madre Germana, CSF Valéria Aparecida (Garavelo 😎.
* Distrito Oeste: CS Goiânia Viva, CS Vera Cruz II, CS Jardim Cerrado IV, CS Vera Cruz I, CS Buritis, CS São Francisco, CS João Braz, ESF Vila Regina, Cais Bairro Goiá e USF Eldorado Oeste.
* Distrito Noroeste: USF Vila Mutirão, USF Vila Planalto, USF São Carlos, USF Jardim Curitiba, USF Estrela Dalva, USF Boa Vista, USF Alto do Vale, USF Finsocial, CS Cândida de Morais, USF Brisas da Mata, USF Jardim Primavera.
* Distrito Campinas-Centro: CS Vila Canaã, CS Esplanada dos Anicuns, CS Norte Ferroviário, CS Crimeia Leste, CS Marinho Lemos, CS Vila Nova, USF Santa Helena, USF Crimeia Oeste, USF Universitário, CS Cidade Jardim.
• Distrito Norte: CIAMS Urias Magalhães, CS Clemente, USF Jardim Guanabara, USF Antônio Carlos Pires, CS Meia Ponte, USF Cachoeira Dourada, USF Vale dos Sonhos, USF São Judas Tadeu, CS Perim, USF Itatiaia.
• Distrito Sul: UPA Jardim América, CS Vila Redenção, CMV e CS Parque Amazônia.