
A partir do dia 15 de fevereiro, o projeto “Arte, Essência e Luz” irá promover a circulação de grupos de circo, teatro, música e dança, além de oferecer ações formativas, palestras e rodas de conversa em três regiões de Goiânia: Sul, Oeste e Noroeste. Em sua primeira fase, abre nesta sexta-feira, 7, inscrições gratuitas para interessados em participar das oficinas de fotografia, musicalização e jogos teatrais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos perfis de Instagram: @grupozabriskieteatro e @cerejadocerradoproducoes, onde também pode-se obter informações adicionais, tais como datas, pré-requisitos e carga horária.
“A iniciativa busca fortalecer a identidade cultural das comunidades atendidas, formar novos técnicos e demais profissionais operacionais na cena artística do Estado de Goiás, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social, a diversidade cultural e o desenvolvimento econômico local”, conta a produtora Rainy Ághata/ Cereja do Cerrado Produções. O projeto prevê a realização de 12 apresentações, com 4 atrações diferentes (circo, teatro, música e dança), as quais serão apresentadas em cada uma das três regiões. Todas as ações contarão com intérpretes de Libras e ocorrerão em espaços adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.
Sobre o projeto
O projeto, realizado pela Grupo Zabriskie Teatro com produção executiva da Cereja do Cerrado Produções, será realizado em três etapas, sendo uma abertura com apresentações artísticas, palestra e roda de conversa mediada por psicólogo e assistente social; uma outra com oficinas de fotografia, musicalização e jogos teatrais, com 6 aulas de 2 horas cada; e a culminância, com duas apresentações artísticas e a exibição do produto final das oficinas. As aberturas ocorrerão nos dias 15/2 (região Sul), 21/2 (região Oeste) e 22/3 (região Noroeste).
Alinhado ao Plano Nacional de Cultura (PNC) e com o fomento da Fundação Nacional de Artes (Funarte)/ Ministério da Cultura, deverá beneficiar diretamente cerca de 832 pessoas, entre artistas, estudantes, mulheres, pessoas com deficiência e vítimas de violência. “Arte, Essência e Luz” foi possível graças a emenda parlamentar viabilizada pelo ex-deputado federal Elias Vaz. “Tenho a convicção de que o projeto irá transformar muitas vidas por meio da cultura, contribuindo para o desenvolvimento humano e social das comunidades de Goiânia”, enfatiza Rainy Ághata.
Por: OlhO Comunicação