Prefeitura de Goiânia lança 4ª etapa do Rearboriza nas ruas 4 e 8 no Centro, nesta quinta-feira (5/12)
Amma realizará plantio de 137 mudas de árvores, sendo 86 na Rua 4, que possui um quilometro e seiscentos metros e 51 mudas na Rua 8, que possui 865 metros
A 4ª etapa do Rearboriza Goiânia ocorre nesta quinta-feira (5/12), às 8h, na Rua 8, esquina com a Avenida Paranaíba, no Centro. Visando requalificar e rearborizar a cidade, começando por bairros em que a arborização é mais velha, portanto, próximo ao final do ciclo de vida das árvores, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realiza ação com plantio e orientação aos moradores e comerciantes para cuidado com as novas árvores que farão parte da arborização do Centro de Goiânia.
“A ação aproveita o início do período chuvoso no qual a chance das mudas vencerem os primeiros dias é maior. A ação é fruto de um projeto que deu certo e está rearborizando a cidade com eficiência e responsabilidade técnica”, afirma o presidente da Amma, Nadim Neme.
Goiânia já é reconhecida como “Tree Cities Of the World” ou “Cidade Árvore do Mundo”, que é um reconhecimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day e como a Capital mais arborizada da América Latina. Diante disso, a ação do Rearboriza reforça o compromisso com a arborização dentro da cidade.
“Goiânia vive um período em que muitas árvores devem ser substituídas, algumas já com a saúde comprometidas e que devem ser retiradas por começarem a oferecer riscos. Ao mesmo tempo que outras devem ser plantadas com planejamento considerando aspectos biológicos e do espaço físico das ruas para garantir a eficiência da produção de oxigênio, e qualidade do microclima e macroclima dentro da cidade, além de alimento para a fauna presente, criando assim corredores verdes”, considera a bióloga e chefe de gabinete da Amma, Wanessa Castro.
O biólogo e analista em Obras e Urbanismo da Gerência de Arborização da Amma, Leandro Georges de Paula, destaca que juntas, as ruas 8 e 4 receberão dez espécies diferentes de árvores. “Serão plantadas mudas de árvores nativas do cerrado, exóticas e frutíferas”, destaca Leandro. As espécies escolhidas foram escumilha-africana, pitangueira, resedá, ipê-branco, escova-de-garrafa, ipê-de jardim, jasmim do Caribe, ipê-tabaco, oitizeiro e nó-de-porco. “O intuito das exóticas é para que no período mais quentes do ano, quando as nativas perderem as folhas, as exóticas permaneçam com folhas diminuindo a sensação térmica nas ruas”, explica o biólogo.
De acordo com Leandro Georges, as espécies escolhidas para o plantio foram definidas de acordo com a largura da calçada, tamanho de cada quadra, tipo de fiação elétrica e aspectos relacionados à acessibilidade, como a quantidade de rebaixamentos existentes. “É um trabalho técnico criterioso. A ação evitará a retirada no futuro por erros como o plantio de árvores frondosas que danificariam calçadas ou por conta da fiação e encanação que seriam comprometidas”, justifica Leando.
O assessor da presidência da Amma, Ormando Pires, destaca que a equipe operacional fará um trabalho impecável nas ruas. “Realizaremos os plantios nas vias com gradis e compostagem, que consiste na mistura de folhas e galhos triturados das podas de árvores de parques da Capital. No dia-a-dia, a população e os proprietários das calçadas auxiliarão na manutenção, com água e cuidados necessários, até que as mudas se tornem árvores”, explica.
Rearboriza
Em dezembro do ano passado, durante a 3ª edição do Rearboriza Goiânia foram realizados o plantio de 170 mudas de árvores, sendo 110 na avenida Araguaia, que possui dois quilômetros e 60 mudas na avenida Tocantins, que possui 800 metros. A 2ª etapa do Rearboriza aconteceu em junho de 2023 na Rua Quintino Bocaiúva no Setor Campinas. A via recebeu 150 mudas que foram cuidadas pela Amma e pela população em 3,78 quilômetros, rearborizando o bairro considerado o mais quente e menos arborizado de Goiânia por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Em junho de 2021, a Amma realizou a primeira edição do Rearboriza Goiânia, com o projeto piloto na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94), no Setor Sul, que se transformou, então, na via mais arborizada de Goiânia. A rua havia sido arborizada anos atrás, mas perdeu tal característica após a retirada de árvores, muitas das quais já doentes, e a expansão do comércio na região.
05
Assunto: 4ª etapa do Rearboriza nas ruas 4 e 8 no Centro plantará 137 mudas de árvores
Data: 05/12 (quinta-feira)
Horário: 8h
Local: Rua 08, esq. com a Avenida Paranaíba
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia