Entretenimento

Em 2024, investimentos em infraestrutura devem alcançar volume recorde de R$ 259,3 bilhões

Projeções da ABDIB mostram ainda que, para 2027, ano de realização da M&T Expo, inúmeras obras estarão em andamento no país

O ano de 2024 marca o recorde histórico de investimentos públicos e privados em infraestrutura no Brasil. Dados da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) apontam recursos da ordem de R$ 259,3 milhões neste ano, o maior valor desde 2010. As informações foram apresentadas durante o lançamento da M&T Expo 2027 – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, realizado no dia 13 de novembro, em São Paulo, que reuniu mais de 200 empresários e profissionais do setor, lideranças de entidades setoriais e jornalistas.

“Esse montante é uma realidade. Nosso país possui um dos maiores programas de investimento em infraestrutura no mundo. Contudo, é importante lembrar que o país necessita de investimentos da ordem de 4,31% do PIB, sendo que atualmente são aportados 2,2% do PIB. Há demandas, notadamente, nas áreas de transporte, logística e saneamento básico”, afirmou Roberto Figueiredo Guimarães, diretor de Economia e Planejamento da ABDIB.

A associação publicou, no ano passado, o Livro Azul da Infraestrutura, avaliando as oportunidades e perspectivas de investimentos públicos e privados no setor. Foram mapeados mais de 500 novos projetos, estruturados pelo governo federal, estados e municípios, com apoio do BNDES, Caixa Econômica Federal e entes privados, com CAPEX estimado em mais de R$ 800 bilhões e que devem ir para o mercado em até quatro anos.

Por isso, Guimarães analisou que, em 2027, quando for realizada a nova edição da M&T Expo, cerca de um terço desses projetos podem estar no mercado, o que vai demandar máquinas, equipamentos, peças, componentes e serviços para atender as obras. “O São Paulo Expo ficará pequeno porque muitas coisas estarão ocorrendo neste período”, opinou. Em relação ao financiamento, ele afirma que há diversas formas de obtenção de recursos, desde o setor público, mercado de capitais e investidores e empresas estrangeiras.

Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil, ressaltou a contribuição da M&T Expo para o crescimento sustentável do setor de máquinas para construção e mineração na América Latina. Reconhecida como a principal plataforma para relacionamento, conhecimento, inovação e realização de negócios no setor, o evento impulsiona a importância desse mercado para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, ao promover geração de empregos e oportunidades de capacitação profissional.

Um dos destaques do evento de lançamento foi a apresentação da planta da feira, que já está com mais de 54% da área ocupada. “Esse percentual reforça o papel da M&T Expo, uma vez que os fabricantes de equipamentos da linha amarela, concreto e asfalto, içamento e movimentação de cargas e pessoas, e os fornecedores de peças, componentes e serviços estão engajados com o evento. Assim, temos a certeza de que a próxima edição será novamente um sucesso”, analisou Thaisa Miyasaki, Diretora da M&T Expo.

Para Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a edição de 2027 será inesquecível, com expositores de todo o mundo apresentando soluções inovadoras que irão transformar a maneira como encaramos a construção e a mineração. “A feira completará 30 anos daqui a dois meses e representa uma celebração da inovação, da tecnologia e do espírito colaborativo que move o nosso setor”, destacou.

O lançamento foi uma oportunidade, segundo Gustavo Furlan, gerente comercial da Máquinas Furlan, de garantir um espaço para empresa na edição de 2027, a fim de repetir o sucesso que obtiveram na M&T Expo 2024 e conseguir, novamente, marcar presença nesse importante evento para o setor.

Essa avaliação é similar ao de Paulo Siriani, CEO da ITR, que pretende estar na edição 2027 com um estande ainda maior, de Mariana Daniel, gerente da Escad Rental, que reafirmou o sucesso deste ano da feira, e de Bruno Picini, gerente de Marketing da Genie, que espera que a feira seja um grande evento, gerando negócios para todo o mercado. Silvio Souza, gerente Regional de Vendas da Putzmeister, também lembrou que a M&T Expo é uma feira muito importante para apresentar lançamentos para transporte de concreto, de bombeamento, e na área de mineração.

Para Suzanne Darié, head de Marketing e Comunicação Corporativa da Volvo Construction Equipment Latin America, o lançamento da M&T Expo 2027 é importante, principalmente, por ser parte do calendário global de feiras, que movimentam o mercado de máquinas. “Já iniciamos nossa preparação para 2027, com lançamentos em eletromobilidade e novos serviços visando a digitalização e o sucesso dos nossos clientes”, disse.

Já Eduardo Lozano, diretor comercial da Grimaldi Equipamentos, ressaltou que a M&T Expo é uma exposição muito importante e conceituada e a edição 2027 será perfeita para mostrar os lançamentos que a empresa deve trazer ao país. Tatiana Bielefeld, coordenadora de Marketing da Liebherr Brasil, afirmou que “a participação consolida a parceria da empresa com a feira, que é fundamental para o setor, e reforça mais uma vez a confiança no país e no desenvolvimento do Brasil”.

A M&T Expo 2027 será realizada de 16 a 19 de novembro de 2027, no São Paulo Expo. A edição anterior, neste ano, recebeu mais de 67 mil visitas qualificadas, com profissionais vindos de 77 países e de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e reuniu cerca de 500 empresas e mais de 2000 marcas nacionais e internacionais, que trouxeram seus lançamentos para o evento. A expectativa de negócios iniciados foi de cerca de R$ 9 bilhões.

Sobre a Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil, Singapura, África do Sul e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

Sobre a Messe Muenchen do Brasil

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Por: Elizabeth Melo

Botão Voltar ao topo