Ação em prevenção ao câncer de próstata e diabetes, no Parlamento estadual, realiza mais de 200 atendimentos
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, nesta quinta-feira, 14, por meio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, ação de prevenção ao câncer de próstata e ao diabetes
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Fundação Banco de Olhos em Goiás (Fubog) foi direcionada aos servidores da Casa de Leis, bem como a seus familiares e aos visitantes do Palácio Maguito Vilela. Foram realizados mais de 100 atendimentos oftalmológicos e 68 exames de PSA, além da realização de 28 limpezas de pele e 50 sessões de auriculoterapia.
Trata-se, de acordo com o secretário de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho do Parlamento estadual, Eduardo Bernardes, de um número significativo, sobretudo com relação aos exames de PSA. “Levando em consideração que homem é mais resistente a exames, 68 participações para a realização de exames de próstata é um ganho muito grande e nos deixa muito feliz”, celebrou.
Com relação aos atendimentos oftalmológicos foram identificados, segundo Bernardes, oito lesões em pessoas que serão encaminhadas para acompanhamento com especialista. O médico oftalmologista responsável pelos exames no período vespertino, Dr. Ícaro Calafiori, destaca que a ação foi realizada com o intuito preventivo. Uma espécie de “triagem para a avaliação de pacientes com indícios” de patologias.
“Peguei casos de pacientes que tinham cultura na retina e se não tivessem vindo, provavelmente não teriam o diagnóstico, e talvez teriam evoluído para um deslocamento de retina”, relatou o oftalmologista.
Os pacientes atendidos durante a ação elogiaram a iniciativa, com ênfase à importância da ação, bem como à praticidade oferecida aos servidores. “Foi rápido e muito bom o atendimento. Quando cheguei já fiz o cadastro e logo recebi o atendimento oftalmológico”, frisou Gabriella Breto, estagiária lotada no gabinete do deputado Veter martins (UB).
“É uma ação muito importante. Qualquer coisa que é para a prevenção, devemos estar dispostos a fazer”, salientou o servidor Matheus de Sá, da Seção de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), da Alego. “Nós, homens, temos muitos tabus com relação a determinados exames, mas a gente tem que se cuidar”, acrescentou o profissional.
Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha que busca conscientizar a sociedade a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo temas como doenças crônicas, infecções sexualmente transmissíveis, saúde mental e o câncer de próstata, tipo mais prevalente de neoplasia entre os homens e que, infelizmente, vem apresentando crescimento ano a ano. A campanha, que integra o calendário mundial, busca quebrar paradigmas e tabus ao divulgar anualmente informações importantes sobre o câncer de próstata.
Em entrevista à Agência de Notícias, o médico urologista Marco Túlio Alves Cruvinel apontou que o maior perigo do câncer de próstata está relacionado ao fato de ser silencioso e assintomático na sua fase inicial. Por isso, as consultas médicas de rotina devem necessariamente ocorrer ao menos uma vez por ano, entretanto, grande parte dos homens deixa imperar o preconceito e não procura o médico para realizar o diagnóstico, que pode ser feito com apenas dois exames simples que se somam e não são excludentes, como o PSA e o exame do toque.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou a estimativa de novos casos de câncer de próstata para o triênio 2023/2025: 71.740 novos casos a cada ano no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Um aumento de 8,5% em relação à estimativa anterior, que era de 65.840 casos. A estimativa do número de novos casos serve como ferramenta para fundamentar políticas públicas para ações de controle da doença. O Inca também dispõe de uma Cartilha Digital que incentiva os cuidados masculino para prevenir o câncer de próstata.
Em Goiás, neste ano de 2024, o número deve ser superior a 2,5 mil casos. Entretanto, é preciso lembrar que a doença, quando detectada em estágio inicial, tem uma taxa de cura que pode chegar a 90%. Integrando a campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar uma ação das Centrais de Abastecimento (Ceasa) no dia 26 de novembro, quando visitantes e feirantes terão acesso a diversos serviços de saúde, médicos e odontológicos.
Bons hábitos protegem a próstata
Médicos e nutricionistas costumam recomendar que alguns alimentos que ajudam a proteger a próstata sejam incorporados na dieta dos pacientes, tais como: alimentos ricos em ômega-3 contidos especialmente entre peixes como salmão, sardinha, atum e truta; tomates e outros frutos vermelhos ricos em licopeno; brócolis; chá verde; castanha do Pará.
Uma diversidade de pesquisas comprova que a saúde não está relacionada somente à genética, mas principalmente às escolhas e hábitos de vida, associados ao acompanhamento preventivo. Dentre os critérios que podem estar associados à melhor qualidade de vida, podem ser citados: atividade física regular, peso corporal adequado, alimentação balanceada, eliminar bebida alcoólica, eliminar fumo, drogas e reduzir o estresse diário. Estudos comprovam que os homens mais cuidadosos têm maior expectativa de vida, especialmente por conseguirem detectar precocemente as doenças.
Com vistas a quebrar tabus e enfrentar o preconceito, outra atitude necessária que todos os homens podem adotar é o autocuidado. O “sexo forte” como é conhecido, pode encontrar coragem para romper ciclos de negligência, praticando o autocuidado e demonstrando responsabilidade consigo mesmo, desde questões mais básicas, como o acompanhamento médico periódico, por exemplo.