Vereadora Kátia apresenta projeto do Meia Ponte na COP29, no Azerbaijão
Parlamentar representará Câmara de Goiânia na Conferência do Clima da ONU, que ocorrerá de 11 a 22 de novembro
A vereadora Kátia (PT) embarca, neste sábado (9), para Baku, no Azerbaijão, onde irá representar, pelo segundo ano seguido, a Câmara de Goiânia na Conferência do Clima da ONU (COP), que ocorrerá de 11 a 22 de novembro. Além de acompanhar as discussões climáticas, a parlamentar também apresentará, na COP29, o projeto da Expedição do Rio Meia Ponte, de sua autoria, e que busca analisar as condições do manancial, além de incentivar a recuperação e a conservação do rio.
O projeto do Meia Ponte foi um dos 60 selecionados dentre cerca de 470 propostas enviadas ao comitê técnico organizador do Pavilhão Brasil, do Ministério do Meio Ambiente. O comitê, que inclui representantes do MMA, do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, busca garantir diversidade na programação, incorporando vozes de pequenos e médios empreendedores, trabalhadores, acadêmicos, povos indígenas e comunidades tradicionais.
Na COP29, a vereadora Kátia participará do painel intitulado “Experiências locais: exemplos de boas práticas de municípios no combate às mudanças climáticas”, no dia 16 de novembro, para apresentar um resumo do que é a Expedição Rio Meia Ponte, dos problemas encontrados, das ações de recuperação e das análises feitas pelos cientistas da UFG e do IFG. Esse painel será uma oportunidade de compartilhar ações adotadas em Goiânia com o mundo e de demonstrar como iniciativas locais podem ser modelos para outras cidades.
“É uma honra representar Goiânia em um evento tão significativo. A Expedição Rio Meia Ponte não é apenas um projeto de recuperação e de conservação, mas também um amplo estudo científico sobre a qualidade da água, da fauna, da flora e das margens do rio”, explica Kátia. “É uma ação que busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e desse importante rio que abastece grande parte dos bairros de Goiânia”, completa.
A COP29 será um momento crucial para debater políticas climáticas, e a participação da vereadora reforça o papel das cidades na luta contra mudanças no clima. A presença da parlamentar em Baku evidencia a necessidade de incluir vozes locais nas discussões globais sobre o futuro do nosso planeta.
A vereadora Kátia promete trazer de volta para Goiânia projetos valiosos e experiências que podem ser aplicadas na cidade, ampliando assim a conscientização e a ação em prol de um meio ambiente mais sustentável.
Com informações da assessoria de comunicação da vereadora