Nacional

Com aporte de R$ 1 milhão, Impacto Black deve beneficiar cerca de 3 mil pessoas com ações de transformação social

Em parceria com o Instituto Feira Preta, Doritos e Fundação PepsiCo apoiarão dez organizações lideradas por pessoas negras para acelerar a agenda de equidade racial no país

A Fundação PepsiCo, frente filantrópica da PepsiCo, a marca Doritos e o Instituto Feira Preta anunciam as dez instituições selecionadas no Impacto Black, programa que visa impulsionar a atuação de organizações, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras no Brasil. As organizações receberão aporte de R$100 mil cada e, juntas, devem beneficiar cerca de 3 mil pessoas diretamente em sete Estados brasileiros e no Distrito Federal, com projetos nas áreas de agroecologia, capacitação, cidadania, cultura, educação, empreendedorismo, geração de emprego e renda, saúde e segurança alimentar.
Um dos objetivos é apoiar na amplificação das ações em prol do desenvolvimento socioeconômico, qualidade de vida e bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Além disso, o programa visa acelerar a equidade racial e valorizar a cultura das populações negras, indígenas e quilombolas. “Essa é a marca de Doritos, que desde 2017 apoia a causa da diversidade, equidade e inclusão, com investimentos e ações propositivas no país. Com o Impacto Black, queremos atuar na diminuição da lacuna de oportunidades a partir da lente de quem mais entende do assunto: lideranças negras que conhecem as necessidades dos públicos que atendem e realmente fazem a diferença em suas regiões”, diz Cecilia Dias, vice-presidente de Marketing da PepsiCo Brasil e Latam.
Entre as ações, a serem desenvolvidas ou aprimoradas, estão: capacitação profissional, ampliação de cozinha comunitária, democratização do acesso à internet, inclusão digital, cursos específicos de tecnologia para aumento da empregabilidade de jovens de regiões periféricas, fomento à agricultura familiar, oficinas e formações para mulheres micro e nano empreendedoras, etnoturismo, entre outros.
“As dez organizações selecionadas no Impacto Black têm uma atuação significativa em comunidades carentes no país, promovendo a criação de iniciativas de prosperidade econômica, combate à fome e práticas de agricultura urbana e/ou regenerativa. Eu, particularmente, estou muito orgulhoso de que nove dos dez projetos selecionados têm mulheres negras como líderes e estão muito empenhadas em dar mais este grande passo para a transformação social no Brasil”, destaca C.D Glin, presidente da Fundação PepsiCo e Head Global de Impacto Social na PepsiCo.
Para participar, era necessário atender aos seguintes critérios: ser uma organização da sociedade civil formalmente constituída há pelo menos um ano, ter CNPJ válido e sede em território nacional, ser necessariamente fundada ou liderada por pessoas negras e ter sua diretoria composta por pelo menos 50% de pessoas negras. Para a seleção das organizações finalistas, foram observados critérios como trajetória, relevância e maturidade da organização, aspectos de inovação, capacidade de articulação, impacto da aplicação do recurso e envolvimento com a causa.
Próximos passos
Nos próximos seis meses, as lideranças participarão de uma trajetória de desenvolvimento chamada Afrolab, um programa de aceleração desenvolvido pelo Instituto Feira Preta, que oferece uma abordagem sistêmica e dá suporte aos negócios desde sua idealização. O trabalho compreenderá as etapas de imersão, mentoria, elaboração de um plano de ação, potencialização e desenvolvimento dos projetos, além de monitoramento da aplicação do recurso, das execuções e resultados. As lideranças das organizações também serão capacitadas, ao longo do próximo ano, em temas como: governança, gestão de pessoas e desenvolvimento de líderes, estratégias de comunicação, de mobilização de recursos, transformação digital e gestão financeira.
“Estamos muito contentes em anunciar os selecionados da iniciativa. Essa parceria com a PepsiCo e DORITOS®? evidenciam como a co-criação e a co-realização são o caminho para entregar impacto concreto. Esse é um resultado muito potente, os selecionados receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Acreditamos que esse esforço irá fortalecer estes negócios e também, promoverá um impacto positivo nas comunidades ao seu redor”, afirma Adriana Barbosa, diretora executiva do Instituto Feira Preta.
Confira os projetos selecionados:
Bahia
(Santo Amaro/ Cachoeira) Associação Rede Elas Negras Conexões
Combate ao racismo, às violências de gênero e redução das desigualdades por meio de programas de capacitação profissional, geração de renda, preservação ambiental e segurança alimentar
Bahia
(Valença) Associação de Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais Afro-Indígenas do Caxuté
Estrutura de cozinha comunitária e ações comunitárias nos pilares de educação, cultura, saúde e alimentação
Distrito Federal
(Brasília) Edumi Associação Formativa Social
Capacitação, desenvolvimento pessoal e profissional em tecnologia para jovens de 15 a 29 anos, além ajuda de custo e acesso a computadores e internet
Minas Gerais
(Belo Horizonte) Associação Coletiva Mulheres da Quebrada
Estrutura para realização de ações de capacitação profissional e empreendedorismo para pessoas de baixa renda, além de cesta básica ou vale-gás para famílias cadastradas
Pará
(Salvaterra) Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Salvaterra
Agricultura familiar e apoio a produtores cooperados por meio de capacitação, aquisição de câmaras frias para redução na perda pós-colheita, aquisição de embalagens e melhorias na unidade de beneficiamento
Pernambuco
(Tracunhaém e Lima) Associação de Educação, Arte, Cultura e Agroecologia Sítio Ágatha Estatuto Social Fomento à agricultura familiar agroecológica, feminista e negra, por meio de apoio na infraestrutura e processos da instituição
Rio de Janeiro
(Rio de Janeiro) Instituto Josefinas Produções Culturais e Sociais
Investimento na infraestrutura da instituição, possibilitando a abertura de novas vagas para seus programas, que incluem oficinas de escrita, de artesanato e letramentos para mulheres nano e microempreendedoras
Rio de Janeiro
(Rio de Janeiro) Instituto da Hora
 Desenvolvimento de programas de inclusão digital e habilidades fundamentais de tecnologia, ampliando as chances de empregabilidade de jovens de 15 a 25 anos de regiões periféricas
Santa Catarina
(Garopaba e Imbituba) Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Aldeia
Capacitação em projeto de empreendedorismo, de fortalecimento da identidade quilombola e desenvolvimento de etnoturismo, para famílias com renda familiar de até 3 salários-mínimos
São Paulo
(São Paulo) Associação Mural Agência de Jornalismo das Periferias
Treinamentos, workshops, sessões de mentoria, coaching e incubação de novas ideias, para jovens comunicadores de bairros periféricos de São Paulo
Ações PepsiCo em prol da pauta racial
A diversidade racial é um pilar fundamental na estratégia e responsabilidades da companhia globalmente. Desde 2021, a PepsiCo Brasil é patrocinadora do Instituto Feira Preta, realizador do Festival Feira Preta. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e uma das criadoras do MOVER (Movimento pela Equidade Racial), formado em 2020 por companhias e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo, com objetivo de combater o racismo estrutural, acelerando mudanças efetivas em toda sociedade. A meta no Brasil é ter 30% de negros e negras em cargos de liderança até 2025 e, atualmente, o índice está em 29%. A empresa realiza diversas ações afirmativas, como o programa de trainees, Next Gen, que em 2024, é focado exclusivamente para mulheres negras.
Doritos pela diversidade, equidade e inclusão
Desde 2017, Doritos apoia a causa da diversidade no Brasil de forma atuante e já fez doações e investimentos que somam mais de R$4 milhões. Como parte de seu compromisso com a sociedade de fomentar assuntos que reverberam causa e propósito, a marca está dando mais um passo em direção ao apoio e fortalecimento dos movimentos de impacto social e cultural dentro da pauta racial ao firmar o patrocínio ao Festival Feira Preta e, junto à Fundação PepsiCo, o apoio ao projeto Impacto Black.
Sobre a Fundação PepsiCo
A PepsiCo Foundation, o braço filantrópico da PepsiCo, investe nos elementos essenciais de um sistema alimentar sustentável com a missão de apoiar a prosperidade econômica das comunidades. Trabalhando com organizações sem fins lucrativos e especialistas em todo o mundo, estamos focados(as) em ajudar as comunidades a alcançar a segurança alimentar, acesso à água potável e a oportunidades econômicas. Nós nos esforçamos para ter um impacto real nos locais onde atuamos – colaborando com a indústria, organizações locais e internacionais, além de nossos(as) funcionários(as) para promover mudanças em grande escala nas questões que são importantes para nós e para o mundo. Saiba mais em www.pepsicofoundation.com. Siga-nos no Instagram e no LinkedIn.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®?, DORITOS®?, CHEETOS®?, GATORADE®?, PEPSI®?, KERO COCO®?, TODDY®?, QUAKER®?, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.
Sobre o Instituto Feira Preta
Acelerador do empreendedorismo negro no Brasil. É a evolução da experiência de 22 anos do Festival Feira Preta, que em 2024 realizou sua maior edição no Parque Ibirapuera para 60 mil pessoas, com circulação monetária direta nas mãos de empreendedores negros de R$ 1,3 milhão. Fundado por Adriana Barbosa, considerada uma das negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo, primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano pelo Fórum Econômico Mundial e única brasileira em lista da revista americana TIME sobre pessoas negras que impactam positivamente questões raciais.
Por: Bruna Barros
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