Com a mudança, o Detran-GO visa ampliar o atendimento para os 246 municípios do estado, reduzindo o tempo de espera, que atualmente atinge cerca de três mil candidatos.
O projeto-piloto está em funcionamento na sede da autarquia, onde foi instalada uma sala equipada com baias, computadores, câmeras e detectores de movimento. O monitoramento por vídeo garante a segurança do exame, e qualquer movimentação suspeita gera um alerta, podendo resultar no bloqueio da prova do candidato.
“Atualmente, após a conclusão do curso de legislação de trânsito, o candidato espera, em média, 16 dias para fazer o exame. Vamos eliminar essa fila, realizando provas todos os dias, conforme a demanda de cada município”, destacou o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
Nas regiões mais populosas, as bancas teóricas acontecem apenas uma vez por mês, o que será alterado com a nova medida. “A intenção é aplicar provas diariamente, sem burocracia e sem filas de espera”, afirmou Waldir. Para atender os municípios que não possuem estrutura física adequada, o Detran-GO irá adaptar dois ônibus, transformando-os em salas móveis com 16 baias cada, para realizar as provas de forma itinerante.
A expansão do projeto-piloto para a Região Metropolitana está prevista para ocorrer ainda neste mês. Já a implantação no interior dependerá de parcerias com prefeituras e unidades do Vapt Vupt, permitindo que os exames sejam aplicados nesses locais.
Segundo Delegado Waldir, a nova medida irá não apenas reduzir o tempo de entrega da CNH, mas também diminuir custos, tornando o documento mais acessível à população. Além disso, o sistema remoto representará uma economia para o poder público, evitando o deslocamento de examinadores para outros municípios. “Hoje, muitos candidatos precisam percorrer longas distâncias para realizar a prova. Vamos acabar com essa dificuldade”, concluiu o presidente do Detran-GO.
Por: Rota Jurídica