DENÚNCIA GRAVE: PREFEITURA DE SENADOR CANEDO AMEAÇA DERRUBAR VIVEIRO NATURAL DE ARARAS EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE
A Prefeitura de Senador Canedo pode acabar com um dos maiores abrigos de araras verde e amarelo, localizado no setor de chácaras Vargem Bonita, região ribeirinha do rio Meia Ponte
O lugar, além de ser habitat de várias espécies, é também uma Área de Preservação Ambiental -APP- protegida por lei, que tem como objetivo preservar a biodiversidade, a paisagem, os recursos hídricos, a estabilidade geológica e o solo.
Apesar da sua importância, o Poder Público da cidade colocou as máquinas na região para desmatar as palmeiras, buritizais e a floresta úmida para a abertura de uma rua, justamente onde as araras pernoitam, se alimentam e colocam seus ovos. Um crime imperdoável, que foi impedido por um dos morador vizinho, nesta quarta-feira, dia 25.
Conforme Helio Alves, que mora no setor há mais de 22 anos, cujo terreno abriga parte da APP, ao chegar em casa se deparou com um trator de esteira da prefeitura destruindo o meio ambiente. “Não permiti a continuidade desse crime. Invadiram minhas terras sem me comunicar e ainda por cima para cometer tamanha atrocidade com a natureza”, destacou.
Helio conta ainda que questionou o serviço e foi informado pelo vizinho, de nome Jeová, que é dono de um laticínio no local, que a máquina pertence à Seinfra – Secretaria Municipal de Infraestrutura de Senador Canedo. “Jeová disse ainda, que a autorização partiu do engenheiro Marco Aurélio sob a permissão do Ministério Público, o que me causou estranheza, já que, esse mesmo cidadão já foi denunciado ao órgão pela prática de crime ambiental na área em questão. Portanto, a ação denota descaso e omissão, já que é uma ação que está na contra-mão de todas as práticas voltadas à preservação, proteção e redução de impactos ambientais”, desabafa.
Ele relata também, que entrou em contato com a AMMA – Agência Municipal de Meio Ambiente. “Falei com um funcionário de nome Paulo, que se mostrou surpreso e garantiu que vai tomar providências. Em conversa, ele explicou que vai se inteirar da situação, e inclusive, de um processo que corre no MP, com solicitação para a abertura das Alamedas, conforme consta no projeto inicial do loteamento”, pontuou.
O morador lembra ainda, que o viveiro das araras reúne dezenas de aves diariamente. “Isso acontece há anos e não pode acabar assim. É de fazer dó ver que as árvores cheias de ninho podem ser derrubadas para abrir uma rua que não liga lugar nenhum. É a ganância do homem falando mais alto, insistindo na depredação de uma Área de Preservação Permanente que possui mina com manancial que deságua no Rio Meia Ponte, que grita por socorro pela escassês desse bem tão precioso”, conclui Helio Alves.
EM TEMPO: Conforme denúncia de outros moradores, Jeová, teria invadido uma área de 100 mil m2 na Lagoa Mirim, na Vargem Bonita, que foi escriturada em nome da Imobiliária Norte Sul, na Capital, em cartório de Senador Canedo. A área inclusive, ainda abriga um antigo prédio do grupo municipal, levantando ainda mais dúvidas sobre como o trâmite foi feito e se autoridades fizeram vista grossa.
FONTE: JORNAL O PARLAMENTO