Cidades

Governo de Goiás anuncia ações de monitoramento da água do Rio Vermelho

O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Aderson Gouvea assinam, na segunda-feira (22/7), um acordo de cooperação técnica com vistas à preservação do Rio Vermelho e à promoção do desenvolvimento sustentável no município. Acordo prevê ações voltadas ao monitoramento da qualidade da água, ao monitoramento fluviométrico com alerta para cheias, ao manejo de águas pluviais e drenagem urbana, à recuperação de nascentes e áreas degradadas, ao manejo e destinação correta de resíduos sólidos, à coleta e tratamento de efluentes domésticos, ao abastecimento de água, às ações de educação socioambientais, à realização de um inventário de emissões de gases de efeito estufa no Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) e ao plantio de árvores.

A assinatura do acordo acontece no dia em que a capital será simbolicamente transferida para cidade de Goiás, antiga Vila Boa. A programação começa às 8h30, com ato conjunto dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em frente ao Palácio Conde dos Arcos. Às 10h30, Caiado visita a sede do poder Judiciário e segue para instalação do Ministério Público. Às 15h, o governador vai à sede da Defensoria Pública, depois da OAB-GO e então ele assina o acordo de cooperação técnica. A agenda termina com a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera.
Meio ambiente
Três órgãos do governo estadual têm deveres previstos no acordo de cooperação técnica: Meio Ambiente, Infraestrutura e Saneago. A Secretaria de Meio Ambiente coordenará algumas das atividades mais importantes, como avaliar a qualidade da água bruta e fazer o monitoramento fluviométrico do rio Vermelho.
Na área de resíduos sólidos, a Semad vai promover um curso sobre reciclagem e valoração de resíduos domiciliares para moradores da cidade, curso de capacitação sobre a destinação final ambientalmente correta de resíduos orgânicos domiciliares utilizando técnica de compostagem, e vai adquirir lixeiras de rua para a separação de resíduos secos e orgânicos.
Está previsto o desenvolvimento de um projeto-piloto voltado para conservação de solo e água com imagens de drone, cercamento de Área de Preservação Permanente (APPs) e de reserva legal, recuperação de cobertura vegetal e regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de imóveis da região.
Por fim, a Semad vai elaborar o inventário de emissões do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) e realizar a compensação e entregar, ao município, um britador para facilitar a gestão de resíduos sólidos.
Botão Voltar ao topo