Mutirão de Aparecida: Vilmar dá expediente no Santa Luzia visitando moradores
O prefeito Vilmar Mariano está com seu gabinete de rua no setor Santa Luzia, onde a Prefeitura de Aparecida realiza nesta semana o 44º Mutirão de Aparecida. Aberto oficialmente pelo gestor nesta segunda (20), num ato na Avenida Jataí, o mutirão começou com visitas de Vilmar a moradores, comerciantes e lideranças comunitárias.
Além dos expedientes do prefeito na região, a força-tarefa segue até sábado (25) com atendimentos diretos aos moradores e serviços de manutenção nos bairros. E as benfeitorias já estão em andamento. O Mutirão de Aparecida está beneficiando a região com operação tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo, pintura de meio-fio e roçagem de lotes baldios.
Entre mais de 100 tipos de serviços são feitos ainda poda de árvores; recolhimento de lixo, entulho e pneus velhos; e troca de lâmpadas da iluminação pública por luminárias novas, de LED. E também revitalização do paisagismo de praças e canteiros centrais de avenidas, bem como da sinalização de trânsito vertical e horizontal, entre outros.
Conforme a Secretaria de Ação Integrada (pasta que coordena o mutirão), a expectativa é de favorecer direta e indiretamente 40 mil moradores até o final de semana. Eles terão à disposição, ainda, os atendimentos diretos na sexta (24), das 8h às 15h, e no sábado (25), das 8h às 13h, na Escola Municipal Cristiane Maria de Souza (Avenida X60, setor Tocantins).
“O mutirão é um momento de alegria, de conviver com as pessoas e sentir o que elas querem para o seu bairro e sua região. A gente vai dar uma resposta positiva nestes dias que vamos passar aqui”, garantiu o prefeito Vilmar acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, e do deputado estadual Veter Martins (PRD).
Veter ressaltou que o mutirão é um exemplo da gestão de continuidade que Vilmar faz, segundo ele, colocando em prática políticas de governo idealizadas e implementadas pelos ex-prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha. “Com obras de asfalto espalhadas por toda a cidade, o prefeito leva a atacado benfeitorias como essa aqui, do mutirão.”
O ex-vereador Almeidinha e os vereadores Camila Rosa (União Brasil), Sandro Oliveira (MDB) e Isaac Martins (União Brasil) também acompanharam Vilmar na abertura do mutirão. Líder do prefeito na Câmara Municipal, Isaac falou em nome dos parlamentares. Ele pontuou que o Santa Luzia e bairros próximos formam “uma região importante, de comércio forte, adensada, que ajuda a cidade de Aparecida de Goiânia crescer e desenvolver cada vez mais”.
“Chegamos aqui para trabalhar com força total”
Secretário de Ação Integrada, Claudivino Vieira assegurou que o mutirão irá se desdobrar com ações intensivas e decisivas. “Estamos aqui de mãos dadas, de camiseta arregaçada, e vamos trabalhar.” Davi Mendanha, secretário de Desenvolvimento Urbano, acrescentou: “Vamos entregar a limpeza de umas oito praças na região, o reforço na iluminação e, como o prefeito Vilmar determinou, chegamos aqui para trabalhar com força total”.
Moradores aprovam iniciativa do mutirão
O manobrista Jesus Belarmino, que mora no Santa Luzia há 35 anos, comemorou a realização da força-tarefa na região. “Eu fico muito feliz em fazer parte desse mutirão. E a população tem que vir, aproveitar os serviços e fazer as suas reivindicações.”
Maria Miranda, dona de casa moradora do Santa Luzia, enfatizou que o mutirão facilita a vida da população por conta dos serviços prestados nos atendimentos diretos. “Vou fazer exame de vista, Bolsa Família e tirar alguns documentos”, contou Maria.
Principais serviços nos atendimentos diretos
Além dos já tradicionais serviços como emissão de segunda via da carteira de identidade; inscrição e atualização no Bolsa Família; consultas e exames oftalmológicos e odontológicos; vacinas contra várias doenças; orientações jurídicas e castração de pets, entre outros, o mutirão no Santa Luzia trará mais novidades nos atendimentos diretos.
Os usuários terão acesso a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, e mediações e conciliações feitas pelo Tribunal de Justiça de Goiás envolvendo ações, por exemplo, de divórcio, dissolução de união estável e pensão alimentícia.