O prefeito Rogério Cruz apresenta, nesta segunda-feira (22/4), o novo serviço de limpeza urbana de Goiânia, que será operado pelo Consórcio Limpa Gyn (QC Ambiental), empresa vencedora da licitação realizada pela prefeitura. O trabalho, que inclui coleta seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada, tem início com 60 novos caminhões e maquinários como pá mecânica, carregadeira e varredeiras. A apresentação à impresa será às 8h, no Paço Municipal. Os equipamentos foram levados para o Paço neste domingo (21), de onde sairão para a execução dos serviços.
Segundo a prefeitura, a varrição, antes feita 100% de forma manual, passará a ser executada por um conjunto de varredeiras mecanizadas, boa parte importada da Europa. Novos caminhões compactadores seletivos serão utilizados na coleta de materiais recicláveis. Os veículos contam com um compartimento tipo baú, sem compactador, que possibilita o aumento da capacidade volumétrica. Caminhões gaiola também serão empregados na coleta seletiva.
A coleta e remoção de entulhos darão a destinação adequada para mais de 70 mil toneladas/mês, que serão transportadas por caminhões basculantes trucados, caminhões basculantes toco e caminhões trucados de carroceria a granel. O trabalho de remoção de entulhos ainda contará com pás-carregadeiras, minicarregadeiras e retroescavadeiras.
De início, o consórcio Limpa Gyn assume 51,11% do trabalho de coleta do lixo domiciliar e seletivo, remoção de entulhos e varrição mecanizada. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) fará ainda quase 50% do trabalho, que vai diminuindo gradativamente até a segunda quinzena de maio, quando o consórcio assume de vez os quatro itens do contrato celebrado com a prefeitura.
A Comurg continua responsável pelos outros itens de seu contrato, como, por exemplo, varrição manual das ruas e avenidas da cidade. A contratação do consórcio segue uma exigência do Ministério Público de Goiás, para resolver problemas com a coleta do lixo domiciliar na capital.