Entretenimento

Calendário Cultural de Goiânia tem 600 ações gratuitas previstas para 2024

O prefeito Rogério Cruz lançou, nesta terça-feira (6/2), no Memorial Iris Rezende Machado – Casa de Vidro, o Calendário Cultural 2024. São 600 ações gratuitas previstas dentro da programação de 50 eventos e programas culturais realizados de fevereiro até dezembro. O próximo evento a ser realizado é o carnaval, com atrações previstas a partir da próxima sexta-feira (9/2) a 14 de fevereiro.
“O nosso trabalho pela cultura se amplia a cada ano, pois entendemos que a cultura merece esse olhar especial. Nós não podemos perder a cultura brasileira, nós já observamos várias cidades que crescem, se desenvolvem e vão perdendo esse laço cultural. Já Goiânia tem um laço cultural muito forte, e trabalhamos para fazer com que o nosso laço cultural continue vivo, continue aceso, para que as nossas famílias, nosso futuro conheça de fato a cultura goianiense”, destacou o prefeito.
Prefeito Rogério Cruz (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
O Calendário 2024 traz projetos inéditos como o Domingo tem Teatro, Oriente em Cena, Baile da Codorna, Sexta Sertaneja, Semana do Hip Hop, Cultura Gyn Flash Back, Mostra Individual e Coletiva de Goiânia, Bloquinho Valhalla.
Eventos tradicionais como Carnaval, Grande Arraial de Goiânia, Chorinho, Festival Goiânia Canto de Ouro, Festival Goiânia em Cena, Desfiles Cívicos, Prêmio Buritis e Batismo Cultural se unem a projetos criados na atual gestão como o Goiânia de Todas as Cores, Tendas Culturais, OficinTeatro, Goiânia ArtDoor, Tributos da Estação e Goiânia Homenageia Grandes Nomes.
“Já tivemos um salto de quase 10 vezes mais ações com o prefeito Rogério. Saltamos de 9 programas com 40 eventos para 43 programas e 473 eventos, em 2023. E vamos entregar 50 programas com 602 eventos durante o ano de 2024”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.
Secretário municipal de Cultura, Zander Fábio (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Ações da Orquestra Sinfônica de Goiânia, do Museu de Arte de Goiânia, Museu Frei Confaloni e do Centro Livre de Artes, além das Conferências Municipais de Cultura e Bolsa Hugo de Carvalho Ramos também integram o Calendário Cultural 2024 e acontecem durante todo o ano.
(Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Classe artística
“É muito bom a gente se encontrar em classe artística porque assim a gente consegue se organizar melhor. Conseguir que a gente seja mais valorizada até mesmo pela sociedade em geral. As pessoas precisam apreciar mais a arte, começar a se inteirar, e realmente a gente fazer parte da sociedade”, disse a artista Taynah Morais, que interpreta a boneca Emília, do sítio do Pica Pau Amarelo.
O artista Hugo Benvi, intérprete do Visconde de Sabugosa, frisa que estar em uma companhia é a realização de um sonho. “Eu sou do interior, então para mim sempre foi um grande sonho poder viver da arte. É o que eu conquisto hoje com a Cia de Teatro Carlos Moreira. Com o Visconde comecei a minha carreira artística, foi o primeiro personagem que fiz e tive remuneração mesmo, com um cachê digno e dando vida a um personagem tão belo e bonito”, compartilhou.
Botão Voltar ao topo