O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira (1º/2), um pacote de investimentos de R$ 546 milhões para a cultura e fomento ao empreendedorismo em regiões turísticas do Estado. O setor vai receber recursos do programa Impulso Goiás, que envolve as secretarias da Cultura e da Retomada, além de parcerias com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO) e o Sesc Goiás.
O anúncio foi feito pela coordenadora do programa Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, durante evento com apresentações artísticas no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. A iniciativa é, ainda, uma alternativa para alavancar a economia em municípios turísticos que foram afetados durante a pandemia da covid-19.
A primeira-dama Gracinha Caiado considera que a cultura goiana tem ganhado espaço no Brasil, o que impulsiona o turismo e a economia no Estado. “A cultura em Goiás é brilhante, e não podemos esquecer jamais dos pequenos fazedores dessa cultura, porque, por meio dela, podemos mostrar que em todo canto do Estado tem uma tradição a ser olhada e trabalhada. Além disso, é uma forma de não deixar a história do nosso querido Goiás para trás”, ressalta.
“Nada é mais forte do que a cultura de um povo e aqui em Goiás temos que manter isso vivo. O investimento em cultura tem que ser política não de governo, mas de Estado”, ressaltou. “Nós temos a obrigação de garantir oportunidades para as pessoas”, completou a primeira-dama.
O recurso será direcionado para a realização das próximas edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo), Procissão do Fogaréu e Canto da Primavera, além de festividades tradicionais como as Cavalhadas. Também estão confirmados repasses para shows gratuitos do projeto Claque Cultural, do Fundo de Arte e Cultura (FAC) e do Programa Goyazes.
Parcerias
Durante o evento foi assinado um Termo de Parceria Institucional entre o Governo de Goiás, por meio da secretaria da Retomada, e o Sistema Fecomércio/Sesc, para a realização dos eventos culturais em 2024 e fortalecimento do turismo e economia nos municípios goianos.
O titular da Retomada, César Moura, explicou que o Claque Cultural foi destaque nacional e receberá mais investimentos neste ano. “A maior maratona cultural do Brasil é de Goiás, em parceria com o Sesc. Fomos intimados pelo governador a continuarmos com esse título, por isso teremos novamente o Claque e com um investimento maior na área de gastronomia”, assegurou o secretário.
Para o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, o investimento da instituição é “contrapartida para um Estado que tem entregado muito em todas as áreas”. O evento contou ainda com a presença do superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Neto, e do diretor regional Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim.
A secretária da Cultura, Yara Nunes, explicou que o fortalecimento do setor em Goiás tem passado por uma crescente nos últimos anos, desde a criação da pasta pela atual gestão. O ano de 2024, como disse a secretária, será estratégico para consolidar o apoio às mais diversas manifestações da cultura goiana em todas as regiões. “Vamos conseguir chegar até as pessoas e não aguardar que seus projetos cheguem até nós, principalmente pensando nas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. A cultura também faz parte do Goiás Social”, explicou Yara.
Passaporte Goiano
Durante o evento, o Governo de Goiás lançou ainda o Passaporte Goiano, em parceria com a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O passaporte é ilustrado com fotos de atrativos turísticos das 11 regiões que englobam os 95 municípios do Mapa do Turismo goiano. O documento tem espaço para anotações das visitas com data e assinatura de quem recebe o turista.
“As pessoas poderão dar sua opinião dos locais que visitou, se foi bom ou ruim, e ainda dar sugestões de melhoria. Nossa ideia, além de fomentar as visitas, é melhorar cada vez mais o turismo, cultura e desenvolvimento do estado de Goiás”, ressaltou o deputado estadual, Coronel Adailton.