Notícias

Guarda Civil destaca presença de Goiânia no Sistema Único de Segurança

Além de elencar os investimentos para a aquisição de novos equipamentos, viaturas, armamento, fardamento e treinamento de agentes, a presença de Goiânia no Sistema Único de Segurança (Susp) foi o principal destaque do balanço divulgado nesta quarta-feira (3/1) pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) da capital. Na prática, há uma compartilhamento de dados, operações integradas e colaborações nas estruturas de segurança pública federal, estadual e municipal.

No documento, a corporação reforça ainda o planejamento operacional que permitiu a integração das ações de defesa social no âmbito do município e a implementação do Plano Municipal de Segurança, com prioridade para políticas públicas sobre drogas.

O balanço, feito pelo Sistema Integrado de Informações e Atendimentos da GCM de Goiânia (Siiagg), e que faz referência ao intervalo entre janeiro de 2021 e julho de 2023, informa que a corporação é formada por sete unidades no comando regional e grupamentos especiais, um efetivo de 1,2 mil agentes mais de 80 viaturas no serviço diário de vigilância por praças, parques ambientais e unidades de ensino e de saúde.
Ainda de acordo com o Siiagg, nesses quase 3 anos, a GCM executou mais de 500 mil atendimentos de ocorrências proativas (realizadas espontaneamente pelas equipes, que envolvem monitoramentos, patrulhamentos, visitas comunitárias, orientações e assistências aos cidadãos) e reativas (resultantes de flagrantes delitos, denúncias, ordens de serviços, operações integradas, crimes contra o patrimônio público e privado e crimes contra a pessoa e contra a vida).
“Os investimentos são constantes para que a GCM preste um serviço de excelência à nossa população. A fiscalização, orientação e conscientização de toda a população, em especial nas comunidades com atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e dentro do procedimento operacional padrão, é uma prioridade da nossa Guarda”, assegurou o prefeito Rogério Cruz, lembrando que o dados do Siiag corroboram com a última pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que coloca Goiânia como a 5ª capital mais segura do país.
Unidades especializadas
No relatório, o Siiag também destacou que a Guarda Civil Metropolitana conta com unidades especializadas de policiamento e gerenciamento de crises, a exemplo da Rondas Ostensivas Municipais – ROMU, Grupo de Operações com Cães – GOC K9, e a Patrulha Mulher Mais Segura.
Essa última, segundo o balanço, já prestou assistência a mais de 1,3 mil mulheres com medidas preventivas, trabalho que inclui campanhas de conscientização e prevenção à violência. O acompanhamento é feito por uma equipe especializada, formada por 21 integrantes da Guarda Civil Metropolitana, devidamente capacitados por meio de cursos voltados para ações de combate à violência contra mulheres.
Videomonitoramento
Outro destaque foi o sistema de videomonitoramento da GCM, que conta com câmeras instaladas em ruas, avenidas, parques ambientais, praças, escolas e unidades de saúde, que refletem diretamente na segurança da população. Os equipamentos, segundo a corporação, ajudam a inibir ações criminosas, a exemplo de roubos, furtos e depredação ao patrimônio do município. No total, são mais de duas mil câmeras espalhadas pela cidade. O serviço já recebeu investimento de R$ 15 milhões – recurso empregado, por exemplo, na instalação de fibra óptica e videomonitoramento, com 251 câmeras Speed Dome 360° de alta resolução e zoom, que garante visibilidade, agilidade e precisão.
Botão Voltar ao topo