A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (27/12), o projeto que institui uma ajuda de custo no valor de R$ 1,8 mil mensais para os músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO). Além deste benefício, os músicos terão direito ao reajuste de 4,18%, à semelhança dos demais servidores públicos municipais que tiveram esse índice aprovado à data-base da categoria no projeto do Executivo que concedeu a revisão geral anual dos salários.
Relatora do projeto, a vereadora Kátia (PT) ressaltou que, mesmo com a aprovação desta ajuda, “a presente propositura não possui, nem de longe, os direitos, garantias e reconhecimento que merece tão importante categoria. Para se garantir os direitos, o Poder Executivo deve enviar e essa Casa aprovar o Plano de Reestruturação da Carreira da Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia”.
Vereadora Kátia (PT) (Foto: divulgação)
A vereadora destacou também a qualidade da Orquestra e do Coro Sinfônico e afirmou que “infelizmente esse projeto ainda não traz a reestruturação da orquestra, mas é fruto de um acordo que começamos a construir junto com os músicos, o SindiGoiânia, com a minha participação, do presidente Romário Policarpo e que ganhou o apoio de diversos vereadores”.
Ao declarar seu voto favorável à aprovação do projeto, Kátia disse que “mesmo esse projeto não corrigindo o que ainda é preciso corrigir em relação às questões da orquestra, a aprovação da ajuda de custo irá contribuir para que os músicos possam seguir fazendo os concertos e alegrando e levando música e cultura para toda a população de Goiânia”.
Presente na sessão, o maestro Eliseu Ferreira, da OSGO, comemorou a aprovação e disse que “a situação é caótica, mas esse gesto da Câmara vem dar um sopro, um alívio para que a gente possa esperar a reestruturação da orquestra”.