Política
37% aprovam condução do trabalho do ministro Alexandre de Moraes no 8/1
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e relator do inquérito das fake news, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes teve seu trabalho avaliado como ótimo ou bom por 37% da população brasileira, segundo divulgou o Datafolha nesta sexta-feira (29/3). Por outro lado, consideraram as ações de Moraes como ruins ou péssimas 33%. Para 24%, o trabalho dele é regular. Por fim, 6% não sabem.
O campo bolsonarista é mais crítico ao trabalho do ministro. Entre eleitores do segundo turno de 2022 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 60% consideram o trabalho de Moraes ruim ou péssimo. Apenas 14% o aprovam.
Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a aprovação é de 62% e a reprovação, de apenas 10%. A avaliação da condução dos trabalhos de forma regular é parelha: 24% entre eleitores de Lula, 21% entre os de Bolsonaro.
Ao cruzar os dados a partir da matriz ideológica do entrevistado, os números se equivalem nos extremos. No entanto, nos 21% da população que se dizem neutros a avaliação do trabalho de Moraes é dividida em um terço para cada item: 30% aprovam, 29% acham regular e 33% reprovam.
Quando a pesquisa separa os entrevistados por estratos populacionais relevantes, o Datafolha revelou que 42% dos entrevistados de classe média, que ganham de 5 a 10 mínimos e nos maiores de 60 anos, aprovam o trabalho. O trabalho é mais reprovado por quem tem curso superior (45%), que ganham de 5 a 10 mínimos (47%), além dos mais ricos (43%).
A margem de erro é de dois pontos porcentuais. O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 municípios brasileiros. A pesquisa foi feita nos dias 19 e 20 de março.